Tipo mídia de surf, só que mais legal

Como lidar com caldos e vacas no surf

Como lidar com caldos e vacas no surf

Pode parecer maluquice, e certamente é. Mas conhecemos pouco, muito pouco, quase nada sobre a única coisa que fazemos literalmente do primeiro ao último segundo de nossas vidas. Respirar é um ato tão instintivo, que passa despercebido na maior parte do tempo. De simplicidade e complexidade contraditoriamente proporcionais, o ato da respiração, quando observado e compreendido de perto, se torna tão fascinante quanto a própria vida. E para qualquer surfista, ter um nível minimamente mais elevado desse conhecimento – ou melhor, autoconhecimento – pode ser definidor dos rumos da história.

Nas ondas gigantes ou na marola, na vaca ou na mais trivial das submersões, entender o mecanismo da respiração, o que se passa na apneia, os estágios fisiológicos da privação de oxigênio e, principalmente, ter na manga o conhecimento de técnicas, pode ser a diferença entre se manter seguro no perrengue ou entrar numa roubada sem volta.

Por isso, nesse episódio do Surf de MesaJunior Faria, Carol BridiRapha Tognini conversam com Christian Dequeker. Duas vezes recordista brasileiro em freediving, Christian é instrutor de apneia para esportes aquáticos, já emprestou seus conhecimentos aos melhores surfistas do Brasil, e conta como o surf o levou para o universo hipnotizante da vida sem ar em plena imensidão azul.

Poderia ser uma conversa puramente fisiológica, mas Christian vai além do que se vê. A apneia e a respiração no surf não dependem só do corpo. A máquina física é impressionante, mas pouco é capaz de controlar a situação sem uma boa engrenagem mental. De preferência, bem untada psicologicamente.

Então, prende o ar aí e se joga aqui nesse episódio do Surf de Mesa pra entender como sua respiração é mais importante pro seu surf do que qualquer outro “acessório”.

Serviço:

Para informações sobre o curso de apneia e e-books do Christian sobre respiração e apneia para surfistas, clique AQUI.

E, para entrar em contato com ele: christiandequeker@christiandequeker.com.br  |  Whatsapp (11) 99865-3521

 

 

Apoie o Surf de Mesa no Catarse
Além do Spotify, você também pode ouvir o Surf de Mesa nas plataformas Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spreaker.
Já conhece o outro podcast da Flamboiar?  VA surfar GINA é o podcast para quem saber mais sobre o surf feito por mulheres.