Tipo mídia de surf, só que mais legal

Quem tem dúvidas sobre a leitura das ondas?

Quem tem dúvidas sobre a leitura das ondas?

Você já teve alguma dúvida relacionada à leitura das ondas e pensou duas vezes antes de perguntar? Se sim, saiba que não está sozinho e que isso pode ser mais comum do que imagina.

Talvez por acharem que deveriam ter aprendido nas aulas de geografia ou pelo medo de terem seu surf diminuído ao mostrar que não são os “bichões do mar”, poucos são os surfistas que admitem suas dificuldades para compreender a complexa mecânica natural envolvida nas ondas.

A realidade é que o mar não é nosso ambiente natural. E a quantidade de variáveis envolvidas, especialmente num litoral de beach breaks como o nosso, dificilmente torna possível a leitura do mar ou a previsão das ondas sem conhecimentos prévios específicos de cada lugar. E mais, sem vivência em cada um deles. De modo que um surfista dificilmente vai esgotar 100% do conhecimento sobre a leitura das ondas.

Admitir que não tem total ciência de todos os fatores envolvidos na formação das ondas é um passo importante na evolução do próprio surf. Só admitindo a falta do conhecimento é possível buscar informação. O que se reverte em mais consciência do ambiente, melhores escolhas dentro do mar e, consequentemente, evolução na performance e satisfação pessoal com o surf.

Por isso, nesse episódio do Surf de Mesa tem Junior Faria, Carol Bridi e Rapha Tognini desdobrando os porquês dessa dificuldade que o surfista tem de admitir dúvidas sobre o mar, sobre suas próprias condições e sobre as informações básicas que ajudam qualquer surfista.

Quer saber? É só dar o play:

 

Apoie o Surf de Mesa no Catarse
Além do Spotify, você também pode ouvir o Surf de Mesa nas plataformas Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spreaker.
Já conhece o outro podcast da Flamboiar?  VA surfar GINA é o podcast para quem saber mais sobre o surf feito por mulheres.