Surf de Mesa no REMA Festival

 

O que acontece quando uma cidade entende a amplitude social e econômica do esporte e o coloca como uma de suas prioridades na sua estratégia de investimentos? Se alguém ainda tem dúvidas de que o caminho para o desenvolvimento, a dignidade e a saúde (física e financeira) da população passam por esse aspecto, deveria dar uma olhadinha no que vem acontecendo com Saquarema na última década.

A cidade é a única no mundo que sedia eventos das três divisões do circuito mundial de surf, com Qualifying Series, Championship Tour da WSL e Challenger Series acontecendo em abril, junho e outubro, respectivamente. Saquarema desembolsa um investimento aproximado de R$ 1o milhões para as três etapas, segundo o Secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Rafael Badá, que conversou com Carol Bridi e Rapha Tognini neste episódio do Surf de Mesa, o último da série especial gravada durante o REMA Saquarema Surf Festival 2025.

O retorno

E para dar uma ideia por baixo do que isso pode retornar, uma única etapa, a do CT – um dos principais eventos do calendário turístico da cidade, movimentou R$ 159 milhões na região em 2024. O retorno, porém, vai muito além do impacto via contratação de fornecedores e movimentação econômica gerada pelos turistas. Além do retorno direto, há ainda o impacto indireto. Segundo relatório da ONU sobre o papel do esporte na vida política, econômica e social no mundo, cada dólar investido em esporte pode gerar uma economia de 3,2 dólares em gastos com saúde.

Na esteira dos eventos (além do mundial de surf, a cidade recebe etapas também do mundial e brasileiro de vôlei, entre outras modalidades), surgiram centros de treinamento que hoje são referência, como o CT de Surf Léo Neves que, além de atender gratuitamente jovens da rede pública de ensino, também desenvolve um trabalho de formação de atletas de alto rendimento.

Fica a dica

Foi entendendo lá atrás o potencial de impacto dos eventos esportivos na vida da população de forma integral que Badá começou os esforços para transformar a cidade em um destino desejado pelos realizadores. Hoje, a estratégia em Saquarema inclui um calendário anual que foi pensado para manter a cidade atrativa e rendendo turisticamente mesmo fora da temporada. Uma realidade desejada por toda cidade de praia.

E essa nossa conversa com Badá tem um único objetivo: sensibilizar outras cidades para a realidade do investimento em esporte como estratégia de gestão pública onde todo mundo ganha, sem exceções. E com isso, de repente, ver o exemplo se espalhando pela costa brasileira.

Dá o play aqui e depois vai importunar os gestores que estão no comando pra mostrar como é legal o que o esporte e a cultura podem fazer por uma cidade. Para cobrar de quem você elegeu, manda essa ideia acompanhada de um #ficaadica.

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