Proibição do foil em Ubatuba, surf liberado no Rio de Janeiro e adiamento de definições pela WSL. Está no ar o 13º episódio do podcast SURF ZINE. E estas são as principais notícias do surf na semana:
Ubatuba proíbe foil após acidente
Um acidente envolvendo foil e longboard na Praia Grande, em Ubatuba, resultou na proibição temporária da prática de foil surf e foil sup nas praias da cidade. O acidente aconteceu na última quarta-feira, dia 03, e foi registrado em vídeo. A Associação de Surf local destacou que o surfista de foil não é morador de Ubatuba. E que, aparentemente, ele estava sendo puxado por uma lancha em área não permitida. Houve avarias nos equipamentos e os surfistas envolvidos no acidente conversaram amigavelmente. Eles já se acertaram, tanto nas questões pessoais quanto de ressarcimento de danos.
Ubatuba está em pleno processo de flexibilização do surf, e a Associação pediu responsabilidade e ajuda da comunidade local para a prática com segurança, assim como denúncia e alerta de fatos que colocam em risco a integridade dos surfistas. Houve destaque para a necessidade de atenção redobrada com objetivo de evitar acidentes e, consequentemente, o uso das unidades hospitalares, que já estão sobrecarregadas em razão da Covid-19.
Lembram ainda que, fora da área de surf, a prática de foil puxado por embarcação dentro dos limites legais continua permitida, desde que não cheguem próximo à área de arrebentação de ondas. E que o retorno do foil surf dependerá de uma análise minuciosa e regras seguras, o que deve ocorrer através da criação de uma comissão para sugestões e diretrizes.
Rio de Janeiro libera o surf
Desde a última terça-feira, dia 2, o surf está liberado no Rio de Janeiro. A liberação vem na esteira do decreto que deu início à primeira fase do plano de reabertura na cidade. Vale destacar que estão liberadas as atividades físicas individuais nos calçadões e no mar. Mas a areia segue como área proibida. Como era de se esperar, surfistas aproveitam as boas ondas que estão rolando desde o primeiro dia de reabertura.
WSL adia pronunciamento
Nesta segunda-feira, 1º de junho, data em que era aguardado pronunciamento sobre novos rumos para 2021 e possíveis cenários para a temporada de 2020, a WSL ficou em absoluto silêncio. Dois dias depois, na quarta, 3 de junho, ao invés de um novo vídeo do CEO Erik Logan, veio apenas uma nota informando que o tour continua paralisado, e que novas informações serão dadas somente no começo de julho. Isso leva a crer que a etapa de Jeffreys Bay, prevista para 7 de julho, também será adiada.
DICAS DA SEMANA:
- O curta On the top of the world, comJohanna e Aiyana;
- A entrevista com Sal Masekela na Surfer;
- A razão do silêncio, reportagem do UOL Esporte;
- O 2019 Death Diving World Championship Final, em cobertura da ESPN.
[skin-wave-divider position=”horizontal” align=”center” color=”#353535″ animate=”true”/]
O SURF ZINE, com as principais notícias do surf, também está disponível nas plataformas iTunes, Google Podcasts, Deezer, Spreaker e YouTube.
Quer ouvir mais podcasts de surf? Carolina Bridi, Junior Faria e Raphael Tognini também colocam suas ideias para funcionar todas as quintas-feiras no Surf de Mesa, o podcast mais sincerão do universo surfístico.
[skin-link-button text=”Flamboiar no Telegram” url=”http://t.me/flamboiar” custom_colors=”false” txt_color=”#353535″/]
Trackbacks/Pingbacks