Tipo mídia de surf, só que mais legal

“Tom Curren é apenas um surfista. Como você.” Será mesmo?

“Tom Curren é apenas um surfista. Como você.” Será mesmo?

Tom Curren e suas intrigantes escolhas de equipamento 

“Tom Curren is just a surfer. Like you.” Estas são as palavras que estão nos 30 primeiros segundos do clássico Searching for Tom Curren, filme de 1996 que marcou gerações. Algumas décadas depois,  pouca gente deve pensar assim.

Depois de muito tempo, o surfista volta a aparecer em um filme de surf. Free Scrubber, lançado há cerca de um mês, foi gravado em 2020, em plena pandemia, e assume toda a beleza e a estranheza do surfista.

Tom Curren surfando já é, por si só, um bom motivo para assistir a  qualquer filme. Mas Free Scrubber parece ter, de alguma forma, se aproximado do clássico que completa 25 anos em 2021. Searching for Tom Curren, que já chegou a ser considerado um dos melhores filmes de surf já produzidos, girava em torno das surf trips que ele vinha fazendo fora do circuito mundial durante um período em que saiu do radar da mídia. Sempre low profile, o tricampeão mundial estava em um momento especialmente recluso quando rolaram aquelas gravações. Naquela época, sequer sonhávamos com a realidade das redes sociais, que transformariam a forma como nos relacionamos com as mídias a partir de uma abundância de informações até então jamais experimentada.

Tom Curren e Junior Faria nas Maldivas
Um young jovem Junior Faria na boat trip das Maldivas que teve Tom Curren como penetra | Foto: Arquivo pessoal Junior Faria

Nem tanto como você

Free Scrubber surge agora com performances atuais do surfista aos 56 anos. Nesse filme, ele se distancia da imagem heróica que acostumamos a enxergar. Não porque o tempo passa, mas principalmente porque já há algum anos ele vem numa batida curiosa de usar pranchas bem esquisitas.

Ainda que ele sempre tenha sido considerado um surfista bem excêntrico, surgiu por aqui a dúvida: Por que Tom Curren tem usado pranchas tão estranhas? É possível que a perfeição de condições, em algum momento, tenha se tornado maçante a ponto de provocar uma intenção proposital de condições menos favoráveis no intuito de reacender, de alguma forma, o velho sentido do icônico The Search? Ou seria só um “foda-se” e a total liberdade de expectativas mesmo?

Se você também fica intrigado com as inusitadas escolhas de Tom Curren, dá o play aí e vem especular junto com Junior Faria, Carol Bridi e Rapha Tognini neste episódio do Surf de Mesa que tenta entender o que se passa na cabeça de um dos surfistas mais enigmáticos em gerações.

Assista Tom Curren no recém-lançado Free Scrubber:

 

E quase 25 anos atrás, no clássico Searching for Tom Curren:

 

Apoie o Surf de Mesa no Catarse

Além do Spotify, você também pode ouvir o Surf de Mesa nas plataformas Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spreaker.

Já conhece o outro podcast da Flamboiar?  VA surfar GINA é o podcast para quem saber mais sobre o surf feito por mulheres.