Tipo mídia de surf, só que mais legal

Tom Blake | O haole que determinou a cultura do surf moderno

Tom Blake | O haole que determinou a cultura do surf moderno

Dois episódios atrás, quando falaram sobre Duke Kahanamoku, Junior Faria, Carol BridiRapha Tognini receberam pedidos de mais episódios sobre personagens fundamentais na história do surf. Por isso, neste Surf de Mesa emendaram a conversa sobre Tom Blake, que não só teve forte influência de Kahanamoku, como se igualou em feitos históricos relevantes que determinaram os rumos do surf. Nada mal para um haole, hã?

Atleta das modalidades aquáticas – além do surf, a natação e o paddleboard, Tom Blake foi responsável por avanços fundamentais nas técnicas de construção de pranchas. Também inventou soluções que influenciam no desenvolvimento do surf até hoje, como as quilhas e a caixa estanque. Mas, antes de tudo, sua personalidade livre, nômade e a relação profunda que nutriu com a natureza estabeleceu os valores sobre os quais se moldou o estilo de vida que ditou a construção da cultura surf ao redor do mundo.

Entregue ao costume de filosofar sobre o fascínio causado pelas ondas, Tom Blake deixou registros escritos sobre a relação espiritual entre surfista e natureza, como em “A Voz da Onda”. O ensaio de 1969 explora uma visão do surf sob a perspectiva metafísica. Mais tarde, revisado e ampliado, foi publicado no livro “A Voz do Átomo”, de 1982. É de Blake também o primeiro registro de fotografia aquática publicado em uma revista (National Geographic) e o primeiro livro de surf. Hawaiian Surfboard, de 1935, é hoje um dos itens de colecionador mais caros do universo do surf.

Quer conhecer mais sobre o haole mais importante da história do surf? Dá o play aqui e rema junto com a gente.

 

Apoie o Surf de Mesa no Catarse
Além do Spotify, você também pode ouvir o Surf de Mesa nas plataformas Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spreaker.
Já conhece o outro podcast da Flamboiar?  VA surfar GINA é o podcast para quem saber mais sobre o surf feito por mulheres.