Surf, skate, música e arte se encontram na 5ª edição do WSL Saquarema Surf Festival, que expandiu e agora é o REMA (Rua, Esporte, Mar e Arte).
Maior evento de cultura surf da América do Sul, o WSL Saquarema Surf Festival acontece de 12 a 20 de abril pelo quinto ano consecutivo na Praia de Itaúna, na região dos Lagos do Rio de Janeiro. Apresentado pela Prefeitura de Saquarema e realizado pela 213 Sports/V3A em memória a Léo Neves, o festival que nasceu do surf e incorporou também o skate e a música, chegou com novidades e deu origem ao REMA (Rua, Esporte, Mar e Arte).
QS 6000, Pro Junior e Longboard Pro
Com três competições válidas pelos rankings masculino e feminino da WSL América do Sul, o evento dá a largada para o primeiro Qualifying Series com a nova pontuação da temporada, abrindo a disputa por vagas no Challenger Series 2026, a divisão de acesso para a elite mundial. Já o Longboard Pro e o Pro Junior (competição Sub-20 da WSL) chegam à segunda e terceira etapas, respectivamente.
“Esse é o primeiro QS da temporada e vale 6.000 pontos, uma boa chance para aqueles que almejam estar no Challenger Series 2026. Além disso, o evento é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da modalidade, regional e nacionalmente”, afirma Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.
A expectativa é ultrapassar o número de inscritos do ano passado, reunindo ex-atletas da elite mundial e grandes nomes do surf brasileiro e latino-americano à nova geração, que poderá competir ao lado de seus ídolos. No QS 6000 estão confirmados Jadson André, Peterson Crisanto, Alex Ribeiro, Michael Rodrigues e Silvana Lima, que já defenderam o país na elite mundial da WSL. Também estão confirmados os defensores do título do WSL Saquarema Surf Festival, Laura Raupp e Lucas Vicente, e as campeãs que também já escreveram seus nomes no Troféu Leo Neves em edições anteriores, Tainá Hinckel (2023), Daniella Rosas (2022) e Sophia Medina (2021). No Longboard, o tricampeão mundial Phil Rajzman também confirmou presença.
“Trata-se de um grande evento feito para uma cidade acostumada e pronta para realizar campeonatos de surf e oferecer o melhor do entretenimento às pessoas, sempre com uma recepção calorosa da população. Saquarema é o único local do mundo a realizar três eventos organizados pela WSL”, lembra Ivan.

Phil Rajzman (Foto: 213 Sports)
Skate e música
O skate também tem um lugar especial no REMA. Uma mini-rampa localizada nas areias de Itaúna receberá os melhores skatistas do país para o Skateboarding Challenge. O desafio acontece sob o comando de Pedro Barros, medalhista olímpico e oito vezes campeão mundial no Skate Park, enquanto o público poderá acompanhar as manobras a partir de uma arquibancada com 160 lugares.
Estão confirmados também os skatistas Luigi Cini, Dora Varella, Isa Pacheco, Murilo Peres, Lucas Xaparral, Felipe Foguinho, Vi Kakinho, Marlon Silva, Nilo Peçanha, André Mariano, Italo Penarrubia, Jonny Gasparotto e Dexter Ricardo. Além dos locais Rayan Bonato e Pedro Marchi.
Já a música se concentra no “Sounds Of Saquá”, com atrações musicais especiais e também apresentações de bandas locais após as competições, especialmente nos finais de semana.
Neste ano, o festival ganhou ainda dois dias a mais. Não só a competição de skate agora será disputada em dois dias, como a agenda voltada para a população local também estará mais variada. Durante os nove dias de evento haverá um calendário de atividades artísticas e educativas, com clínicas de surf, palestras, mutirão de limpeza da praia, ações educativas e socioambientais, entre outras. Todas abertas ao público.
Pedro Dau de Mesquita, sócio e diretor executivo da V3A, empresa realizadora do evento, conta que o festival nasceu em Saquarema e almeja se espalhar pelo litoral brasileiro. “O festival cresceu em tamanho e relevância e vamos celebrar a quinta edição como REMA. Criamos um evento que valoriza a cultura do surf e o legado de Saquarema para o esporte, por isso somos gratos à Prefeitura de Saquarema por acreditar neste projeto que sempre incentivou a nova geração de atletas locais”, destaca.
“Nossa intenção é futuramente levar o festival para outras cidades do país e impactar também outras comunidades“, completa Pedro.

(Foto: Thiago Diz/213 Sports)
Incentivo à nova geração
A parceria com a Prefeitura de Saquarema nas quatro últimas edições, assim como o apoio da comunidade do surf local, fez do REMA WSL Saquarema Surf Festival um dos principais eventos da modalidade. “A cada ano que passa, vemos como o evento cresce e se transforma”, afirma Lucimar Pereira Vidal da Costa, prefeita de Saquarema.
“Nossa cidade respira esportes e o REMA, a primeira das três competições do ano na cidade com a chancela da WSL, aquece a economia, gera empregos e fomenta o turismo. A população está ansiosa para o evento e meu desejo é que todos, sejam moradores ou turistas, possam aproveitar e se encantar com a nossa cidade!”
Com tradição de revelar nomes da nova geração do surf, todos os anos o evento cede vagas para atletas locais. As 15 vagas desta edição divididas entre as três categorias foram definidas por meio de uma seleção realizada em parceria com a Associação de Surf de Saquarema (ASS), que beneficia jovens surfistas que muitas vezes não têm oportunidade de competir em eventos internacionais.
Desde 2021, o REMA WSL Saquarema Surf Festival vem apoiando e incentivando o trabalho do Centro de Treinamento Léo Neves que atende gratuitamente atletas iniciantes e profissionais, entre 10 e 20 anos, com uma estrutura diferenciada para formação de novos campeões, e atletas das ASS. Entre eles, estão inscritos Rickson Falcão, Valentin Neves, Daniel Templar, Arthur Máximo, Rafael Lutfy, Caique Gomes, Lucas Salomone, Paloma Pardo, Tais Almeida, Viviane Skiner, Luana Paes e Sofia Tinoco.
Sustentabilidade
A praia de Itaúna é reconhecida com a certificação internacional de Bandeira Azul, criada pela Foundation for Environmental Education (FEE), que distingue localidades mundo afora que seguem critérios de gestão ambiental, qualidade da água e de responsabilidade social. Com o compromisso de preservar as praias brasileiras e tornar o surf acessível para todos, serão desenvolvidas diversas ações de sustentabilidade e inclusão social durante o evento, além de entidades parceiras que oferecem soluções inovadoras para preservar o meio ambiente e para neutralizar emissões realizadas durante o evento.
Os organizadores já programaram toda a gestão de resíduos e materiais utilizados durante o evento. Paralelamente, serão promovidas ações de educação ambiental e coleta de lixo nas areias, plantio de mudas nativas, entre outros movimentos.
O REMA apresenta WSL Saquarema Surf Festival é realizado pela 213 Sports|V3A com patrocínio da Cerveja Praya, Rip Curl e Monster Energy Drink, apoio da Ocean Drop, parcerias institucionais da Feserj (Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro), ASS (Associação de Surf de Saquarema) e CT Léo Neves, parceria de mídia da Flamboiar e Surfguru.
De 12 a 20 de abril nossa equipe estará nas areias de Itaúna para encontrar as melhores histórias para contar em uma cobertura especial com direito a podcasts diários e bastidores nas redes sociais da Flamboiar. Acompanhe tudo aqui com a gente!