Tipo mídia de surf, só que mais legal

A praia, o surf e o ideal humano do escapismo

A praia, o surf e o ideal humano do escapismo

Este episódio do Surf de Mesa é sobre a praia. Genérico assim porque nos demos conta de que nunca tínhamos falado só dela, essa verdadeira instituição do ideal de liberdade humana. Base, provavelmente, da própria imagem de liberdade atribuída ao surf. Mas que também evoca questões de pertencimento pouco mencionadas.

Se sentir parte das beiradas da terra firme provavelmente define questões mais complexas do que o simples ser/estar fisicamente.

Ser da praia ou não ser da praia. Um lugar onde você pode simplesmente existir. O ambiente talvez mais capaz de aproximar estratos sociais em pé de igualdade. O espaço público mais almejado por todo e qualquer ser humano. Do trabalhador que bate cartão ao herdeiro fanfarrão, da família em férias ao surfista calhorda, a praia é o destino compensatório que habita o imaginário de todo cidadão. Sinal de uma das necessidades inerentes à condição humana menos admitidas, mas altamente desejada: o escapismo.

Pelo papel que exerce em suas vidas e na de tantos outros, Carol BridiRapha Tognini e Junior Faria resolveram provocar uns aos outros sobre a relação de cada um com ela. Então dá o play aqui e invade mais um episódio desse podcast que já sua praia há tempos.

 

Além do Spotify, você também pode ouvir o Surf de Mesa nas plataformas Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spreaker.