Tipo mídia de surf, só que mais legal

Duke Kahanamoku | O surf não existiria hoje sem ele

Duke Kahanamoku | O surf não existiria hoje sem ele

Muita gente torceu o nariz quando essa história de surf olímpico surgiu uns anos atrás. Mas a realidade é que a relação do surf com os Jogos Olímpicos não é de hoje. Foi durante os Jogos de Estocolmo em 1912 que o surf chamou atenção do mundo por vias indiretas. É que naquele ano, as medalhas de ouro e prata na natação, conquistadas por um estreante na Olimpíada, fizeram geral prestar atenção aos métodos de treinamento de um homem criado na cultura do mar havaiano.

Foi quando Duke Kahanamoku levou o surf para fora das ilhas polinésias. Depois da 1ª Guerra, mais três medalhas de ouro e duas de prata nas edições de 1920 e 1924 tornaram irresistível aquele personagem que viria a se tornar o responsável pela popularização mundial do surf. Por isso, Junior Faria, Carol BridiRapha Tognini dedicam esse episódio do Surf de Mesa a ele.

Se não houvesse Olimpíada, certamente a história do surf não seria a mesma que conhecemos hoje. Quer conhecer mais sobre essa história e perceber detalhes que mostram como o surf completa, até a próxima edição, um ciclo centenário na sua relação com os Jogos Olímpicos? Dá o play e rema aqui com a gente!

 

 

Apoie o Surf de Mesa no Catarse
Além do Spotify, você também pode ouvir o Surf de Mesa nas plataformas Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spreaker.
Já conhece o outro podcast da Flamboiar?  VA surfar GINA é o podcast para quem saber mais sobre o surf feito por mulheres.