Tipo mídia de surf, só que mais legal

A cultura surf no Japão | Com Rodrigo Matsuda

A cultura surf no Japão | Com Rodrigo Matsuda

Só porque “Olimpíada é na Flamboiar” e porque temos uma parte dos nossos corações representada localmente na sede dessa edição dos Jogos, esse episódio do Surf de Mesa traz informações privilegiadas sobre o surf no Japão. Direto do outro lado do mundo, o shaper da Lasca Woodworks, Rodrigo Matsuda conta para Junior Faria, Carol BridiRapha Tognini quais são as semelhanças e diferenças entre as culturas surfísticas brasileira e japonesa.

O episódio de hoje desmonta mitos relacionados à qualidade das ondas no Japão, passa pela relação das pessoas com o surf por lá e chega às técnicas milenares que estão sendo aplicadas em equipamentos de surf – iniciativa de um grupo de artesãos focado em manter vivas na modernidade as tradições ancestrais. Mais ainda sobre a cultura de valorização local através das comunidades criadas ao redor das surf shops, o contexto do surf competitivo, a realidade do surf em águas ultra geladas e bem mais.

Tudo isso entre as histórias de conexão, amizade e valores pessoais que permeiam a vida da família Matsuda e quem, não por acaso, cruza seu caminho. Independente do continente por onde andam.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Rodrigo Matsuda (@lascawoodworks)

Quer conhecer um pouco mais sobre a cultura do surf no Japão e parar de passar vergonha reproduzindo ideias estereotipadas? Então dá o play e vem ouvir histórias reais de quem tem a visão de lá, de cá, e amor igual pelos dois lados do mundo.

Nesse episódio de podcast, Matsuda conta sobre sua atual vida no Japão. Mas se você quer ver ele no Brasil contando como tudo começou, pode assistir a esse episódio da série Criaturas do Mar, produzido pela Flamboiar em 2015.

 

 

Apoie o Surf de Mesa no Catarse
Além do Spotify, você também pode ouvir o Surf de Mesa nas plataformas Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spreaker.
Já conhece o outro podcast da Flamboiar?  VA surfar GINA é o podcast para quem saber mais sobre o surf feito por mulheres.