Surf de Mesa no REMA Festival

 

A mente e a fala de Felipe Foguinho funcionam de forma tão ágil e habilidosa quanto seus pés em cima do skate. Durante o REMA Saquarema Surf Festival, Carol Bridi e Rapha Tognini conversaram com o skatista no primeiro episódio diário dessa semana especial do Surf de Mesa.

Em cima da mesa, uma passagem rápida pelo início no surf que levou Foguinho para o skate e toda a vida que ele construiu a partir disso com base em uma personalidade bem definida em relação ao que significa sua expressão no mundo. Felipe Caltabiano usa tudo que pode para expressar sua mensagem – da voz aos pés, do core ao mainstream, dos filmes ao lifestyle, da cultura de rua à moda de alta costura. Entende que a rua tanto educa quem circula por ela quanto inspira quem deseja o espírito de transformação e liberdade que vem do asfalto. Não por acaso, além de destruir nas manobras, ele chamou atenção de marcas como Gucci e Louis Vuitton.

A skin de Foguinho

“O skate e o surf são liberdade de expressão. E a partir do momento que você fala: ‘Ah, eu vou ficar aqui’, você acabou de entrar numa caixa. E entrar na caixa não é o que a gente prega, tá ligado? Você pode ser quem você quiser aqui dentro. A skin fala muito antes de você.”

Quer ficar sempre na mesma skin? Beleza. Mas não vê motivo para ninguém julgar ninguém que troca a skin. Para ele, é tudo uma questão de escolhas e estilos. Coisa de quem costuma mandar bem em qualquer pista da vida.

No Skateboarding Challenge, que rolou durante o primeiro fim de semana do REMA 2025, Foguinho foi um dos skatistas da equipe capitaneada por Dora Varella e formada também por Pedro Barros, Italo Penarrubia, Eike Martello, Murilo Peres, Lucas Xaparral e Nilo Peçanha, a qual que venceu a Jam Session no duelo final do desafio.

Dá o play aqui para acompanhar essa conversa sobre a cultura do skate e do surf no Spotify:

Ou assista no YouTube:

Programação de skate continua

De segunda a quinta-feira (14 a 17 de abril) vai rolar o Aulão com as crianças do Saquá Skate School e do Saquarema Viva+Esporte. Divididas em dois turnos, as aulas vão atender aproximadamente 120 crianças nos quatro dias. As datas e horários estão sujeitos a alteração de acordo com as condições do clima.

Para iniciar o feriadão, na sexta-feira (18) e sábado (19), quem quiser também pode levar seu skate e aproveitar a mini ramp. Já para os skatistas mais preparados, no sábado acontece o Best Trick Open na mini ramp à beira-mar. Para fechar, a programação de skate será encerrada com a Jam Session Open com skatistas convidados no domingo, dia 20.

 

Além do Spotify, você também pode ouvir o podcast Surf de Mesa nas plataformas Apple Podcasts, Google PodcastsDeezer .