Além do QS, etapa BB Seguros em Guarapari também terá programação socioambiental e atrações na Praia d’Ulé de 20 a 23 de novembro
O Circuito Banco do Brasil de Surfe chega pela primeira vez ao litoral capixaba com uma edição especial que promete unir esporte, cultura e sustentabilidade. Entre os dias 20 e 23 de novembro, a Praia D’Ulé, em Guarapari (ES), recebe a Etapa BB Seguros, válida pelo Qualifying Series da WSL. Com 4.000 pontos em jogo no ranking sul-americano, a competição vai reunir atletas consagrados e novos talentos do surf.
O Espírito Santo será representado por nomes de peso, como Rafael Teixeira, embaixador do evento, e Krystian Kymerson. Eles encabeçam a lista de atletas locais, que competirão ao lado de surfistas como Edgard Groggia, Peterson Crisanto, Weslley Dantas, Alex Ribeiro, Jadson André, Gabriel Klaussner e Ryan Kainalo.
“Ter uma etapa desse nível aqui no Espírito Santo é um presente enorme. Nosso estado é fanático por surf, e eventos assim fomentam não só a Praia D’Ulé, mas todo o cenário capixaba”, observa Rafael Teixeira, que disputa o Challenger Series em busca de uma vaga na elite mundial em 2026.
Para Krystian Kymerson, o momento é de valorização.
“O Espírito Santo tem algumas das melhores ondas do Brasil, como Regência e Avalanche. Essa etapa coloca o estado no mapa de vez e motiva muito a nova geração”, afirma.
No feminino, nomes de destaque como Tainá Hinckel, Laura Raupp, Daniella Rosas, Silvana Lima e Catalina Zariquiey também competem na Praia D’Ulé. A jovem promessa local Alice Pitanga, de 15 anos, vai participar como convidada da etapa.
“Estou feliz de ter esse privilégio de participar de um evento como esse em casa. Competir com grandes nomes do surf nacional e internacional, surfistas de alto nível como os atletas do QS, é muito importante. Isso me motiva muito, me instiga a treinar mais, a elevar o meu nível em busca dos meus sonhos, dos meus objetivos”.
Clínica de Surf com Filipe Toledo
Além do ineditismo de uma etapa da WSL no Espírito Santo, o evento tem uma programação ampla, que inclui atividades ambientais, clínicas esportivas, disputas de altinha e shows.
O bicampeão mundial Filipe Toledo vai dividir sua experiência com integrantes da Instituição Projeto Travessia na Clínica BB de Surf. “Ver o Filipe Toledo compartilhando conhecimento e inspirando as novas gerações é o reflexo do que o Circuito Banco do Brasil de Surfe busca promover em cada cidade-sede: experiências que ultrapassam a competição e fortalecem o vínculo entre o esporte e a comunidade”, comenta Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.
Vão rolar também dois shows da banda catarinense The Cosmic Surfer, conhecida por unir rock, pop e blues com a essência do lifestyle do surf e do skate. Radicada em Florianópolis, a banda soma mais de 1 milhão de streams nas plataformas digitais e promete embalar as tardes na Praia D’Ulé com um repertório autoral.
Muito além da competição
A programação também inclui atividades ambientais com ONGs, escolas e a prefeitura, campeonatos e clínicas de altinha, e a ‘Tag Team Legends’, competição que reunirá nomes históricos do surf capixaba em dois times. O time Vitória tem Renato Larica, Renato Barroso, Nelson Ferreira e Nenelson Perini, com Newton Miranda como coach. E o time Vila Velha é formado por Marcelo Frigini, Alexandre Coelho, Robson Barros e Leonardo Viana, sob o comando de Michel Grattz.
Já o tradicional projeto Novas Ondas atenderá crianças e adolescentes de comunidades locais, reforçando o compromisso do circuito com o acesso ao esporte e a transformação social por meio da prática do surf.
“A BB Seguros é parceira do surf brasileiro porque acredita no esporte como um poderoso agente de transformação social. Cada brasileiro que vemos na água nos inspira a torcer pela superação individual dos nossos atletas. O surf tem essa magia: acolhe todos os perfis, promove diversidade e traduz a alegria da superação a cada manobra. É esse espírito que inspira a BB Seguros a se reinventar todos os dias, oferecendo a melhor experiência de proteção para nossos clientes”, afirma Delano Valentim, presidente da BB Seguros.
O Circuito Banco do Brasil de Surf
Desde 2022, o Circuito Banco do Brasil de Surf já realizou 17 etapas em 11 cidades e oito estados, com 611 surfistas participando das disputas e 1.839 inscrições durante as 16 etapas anteriores. Mais do que uma competição, o circuito é um movimento de valorização do esporte, de incentivo a novos talentos e de promoção de valores como equidade de gênero, sustentabilidade e inclusão social.
O Circuito Banco do Brasil de Surfe – Etapa BB Seguros – Guarapari – ES é patrocinado pelo Banco do Brasil e pela Rádio Rocket 977 – A Casa do Rock, com mídia oficial oferecida pela Rede Gazeta, Terra e transmissão ao vivo pelo site da WorldSurfLeague.com, app da WSL e canal do YouTube da WSL.


