Tipo mídia de surf, só que mais legal

E se você parar de surfar?

E se você parar de surfar?

Este episódio do Surf de Mesa resgata o dia em que Greg Noll decidiu parar de surfar para provocar aqui um incômodo questionamento: você consegue se imaginar tomando a decisão de simplesmente se afastar do surf? E que tipo de situação poderia resultar em uma hipótese que, a essa altura da vida, provavelmente te soa, no mínimo, esdrúxula.

Para um dos maiores ícones da história do surf, o estopim rolou em dezembro de 1969, logo depois de ser o último a deixar o mar no maior dia de surf até então presenciado na ilha de Oahu durante o que ficou historicamente conhecido como “o swell do fim do mundo”. O nome não foi por acaso. Naquela semana, a concentração de situações pesadas foi histórica também fora do mar.

Enquanto o Serviço Militar fazia uma convocação aleatória de homens para lutarem no Vietnã; os jornais publicavam pela primeira vez uma foto de Charles Manson e noticiava assassinatos cometidos por um bando de hippies; os Estados Unidos faziam testes sinistros ao detonar uma bomba nuclear de 20 quilotons; os Hells Angels esfaqueavam uma pessoa na plateia do show dos Rolling Stones ao som de ‘Sympathy for the Devil’; e dois líderes do movimento Pantera Negra eram mortos pela polícia enquanto dormiam; Greg Noll vivia um wipeout homérico em Makaha que mudou sua vida.

Depois de dropar uma onda num mar realmente assustador, cair na base e, de alguma forma, conseguir chegar vivo à praia, uma visão o levou para bem longe do surf no Havaí. Nos primeiros dias do ano novo, mudou-se com a família para o extremo norte da Califórnia, onde virou pescador.

Para ele, foi preciso tudo isso. Uma hecatombe que mais parece uma terça-feira no Brasil atual. E para você? O que seria capaz de te afastar do surf?

Dá o play aqui e tenta descobrir junto com a gente:

 

 

 

 

Além do Spotify, você também pode ouvir o Surf de Mesa nas plataformas Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spreaker.

Já conhece o outro podcast da Flamboiar?  VA surfar GINA é o podcast para quem saber mais sobre o surf feito por mulheres.