Com a presença dos melhores atletas da América do Sul, Praia de Ulé, em Guarapari, vai receber a 17ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe, a quarta em 2025
De 20 a 23 de novembro, a Praia de Ulé, em Guarapari (ES), vai sediar pela primeira vez na história o Circuito Banco do Brasil de Surfe – Etapa BB Seguros. Maior evento da modalidade já realizado no estado, o campeonato valerá 4.000 pontos no ranking sul-americano do Qualifying Series da WSL e promete atrair surfistas de alto nível e um grande público entre moradores e turistas.
A região é casa de grandes surfistas como Rafael Teixeira, atualmente competindo no Challenger Series, e Krystian Kymerson, que se destaca com seu repertório de manobras aéreas.
Desde 2022, essa será a 17ª edição do circuito que ficou marcado por proporcionar, além das disputas na água, programação com diversas atrações para celebrar a cultura do surf. Além de promover o esporte, o objetivo também é criar um momento histórico para o Espírito Santo, reforçando o papel do circuito no fomento da modalidade em todo o Brasil.
“O Espírito Santo possui surfistas de destaque no cenário nacional. Trazer uma etapa deste porte para Guarapari é valorizar essa história e, ao mesmo tempo, abrir portas para as novas gerações de competidores. Queremos que a Etapa Capixaba seja lembrada como um marco, tanto pelo nível técnico quanto pela conexão com a comunidade local”, destaca Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.

Krystian Kymerson. Foto: Pierre Tostee/WSL
Ranking do QS
O Circuito Banco do Brasil de Surf vem acumulando números expressivos desde sua estreia. Nos últimos dois anos e meio, foram mais de 1.700 vagas em eventos até o momento, ocupadas por mais de 600 surfistas, sendo homens e mulheres de todo o Brasil.
A competição garante pontuações cruciais para o ranking sul-americano da WSL, que serve como classificatório para o Challenger Series (CS), competição que dá acesso para o Championship Tour (CT). Atualmente, dos 50 primeiros colocados do continente, 45 são brasileiros. Weslley Dantas lidera, com 16,770 pontos, seguido pelos compatriotas Mateus Herdy (10,020) e Daniel Templar (9,998).
No feminino, o país verde-amarelo também vem forte e possui 36 surfistas das 50 primeiras colocadas. As três primeiras, inclusive, são brasileiras: Tainá Hinckel, com 17,460 pontos, seguida por Laura Raupp (16,130) e Silvana Lima (16,000).

Daniella Rosas lidera o ranking do Circuito BB. Foto: Marcio David/WS;
Ranking Circuito BB de Surf
Em paralelo, o Circuito Banco do Brasil de Surf 2025 tem um ranking próprio. No masculino, os três primeiros colocados atualmente são brasileiros, com Mateus Herdy na ponta, seguido por Weslley Dantas e Heitor Mueller. Já no feminino, a peruana Daniella Rosas é a primeira, seguida de perto pelas brasileiras Tainá Hinckel e Silvana Lima.
Em oito estados e 11 cidades diferentes, o circuito já virou figurinha carimbada no calendário do surf mundial. No ano passado, a competição passou por Torres (RS), Saquarema (RJ), São Sebastião (SP), Marechal Deodoro (AL) e Natal (RN), gerando oportunidades para centenas de novos competidores. A tendência se manteve em 2025, com etapas já realizadas em São Sebastião (SP), Natal (RN) e Imbituba (SC), que voltou a receber competição da WSL após 15 anos e teve o brasileiro Matheus Navarro como vencedor no masculino e a peruana Daniella Rosas no feminino.

Mateus Herdy está na ponta do ranking masculino do Circuito. Foto: Pat Nolan/WSL
Etapa BB Seguros
Guarapari marca a entrada da BB Seguros para compor o nome da etapa. Grupo empresarial que atua nos segmentos de seguros, previdência aberta, títulos de capitalização e planos odontológicos, a BB Seguros oferece soluções inovadoras e sustentáveis para garantir um futuro tranquilo para as pessoas.
Mais do que um evento esportivo, o Circuito Banco do Brasil de Surf mantém seus pilares voltados ao fomento da modalidade, oportunidades para novos talentos, acesso para surfistas de todo o país, sustentabilidade, bem-estar, inclusão social, equidade de gênero e redução do plástico. Em cada cidade-sede, o evento busca deixar um legado positivo, estimulando tanto a prática esportiva quanto a conscientização socioambiental.
“Levar o Circuito ao Espírito Santo é motivo de muito orgulho para o Banco do Brasil, que acredita no poder transformador do esporte. Por meio do surf, temos conseguido conectar gerações, impulsionar talentos e fortalecer o ecossistema da modalidade no país. Cada etapa é uma oportunidade de estar próximo das pessoas, valorizar as comunidades locais e incentivar novos caminhos para o desenvolvimento do esporte brasileiro. Essa presença em Guarapari reforça nosso propósito de ser um parceiro presente e relevante para o surf do país”, avalia Mauricio Toledo, executivo de promoção e patrocínio do Banco do Brasil.
O Circuito Banco do Brasil de Surfe – Etapa BB Seguros – Guarapari – ES é patrocinado pelo Banco do Brasil e pela Rádio Rocket 977 – A Casa do Rock, com mídia oficial oferecida pela TV Gazeta, Terra e transmissão ao vivo pelo site da WorldSurfLeague.com, app da WSL e canal de YouTube da WSL.