Tipo mídia de surf, só que mais legal

Pranchas apreendidas no Guarujá e outras notícias do surf na semana

Pranchas apreendidas no Guarujá e outras notícias do surf na semana

Pranchas de surf apreendidas no Guarujá, abertura das praias de Ubatuba e expectativas de novo pronunciamento da WSL. Está no ar o 12º episódio do podcast SURF ZINE. E estas são as principais notícias do surf na semana:

Pranchas apreendidas no Guarujá

Na semana passada contamos sobre as prisões de surfistas no Rio de Janeiro e no México. Enquanto nesta semana, o destaque são as apreensões de pranchas nas praias de Guarujá. As praias da cidade estão fechadas para qualquer tipo de atividade, mas é frequente ver surfistas no lineup em alguns picos. Seja pelo feriado prolongado, pela ótima ondulação de Sul que entrou ou por tudo isso junto, houve um aumento considerável nas apreensões de pranchas de surf durante esta semana. Principalmente nas praias de Pitangueiras e Tombo. A Guarda Municipal tem apreendido os equipamentos e, para terem suas pranchas de volta, os surfistas pagam uma taxa de mais de R$ 150.

A apreensão de pranchas na cidade tem rolado desde março, quando foram decretadas as medidas de isolamento social. A diferença é que nesta semana o patrulhamento aumentou significativamente, inclusive com a presença da Polícia Militar e cerco dos salva-vidas no mar solicitando a saída dos surfistas.

Tivemos acesso a um recibo de autuação de um surfista que teve sua prancha confiscada no último domingo (24). Nele, consta o seguinte: “apreendida uma prancha de surf por descumprimento do Artigo 96 da lei 44-98″. A Lei Complementar 44, de 1998, estabelece o Código de Posturas do Município. E o Artigo 96 informa que “a prática de esportes e a utilização de veículos aquáticos nos parques, na faixa dos jardins, da areia e no mar, bem como nos canais de navegação, será permitida desde que obedecida regulamentação específica quanto a locais e horários estabelecidos em decreto do Executivo”. Ainda no § 3º, está estabelecido que “a não obediência à regulamentação implicará na apreensão dos equipamentos utilizados pelo infrator, o qual só será liberado após o pagamento da respectiva multa”.

Praias de Ubatuba abrem para atividade física

Em Ubatuba, o prefeito Délcio Sato atendeu a um pedido feito pela Associação de Surf local e liberou o uso das praias de segunda à quinta-feira para atividades físicas individuais. O argumento usado pela Associação foi de que os atletas precisam manter a forma para o momento em que as competições nacionais e internacionais forem retomadas. Portanto, está liberada a presença nas praias de segunda à quinta somente para atividades físicas. Obviamente, não está permitida a aglomeração de pessoas e nem a permanência na faixa de areia.

Novo pronunciamento da WSL esperado para segunda-feira

Na próxima segunda-feira, dia 1º de junho, é aguardado um novo pronunciamento da WSL. Pelo menos, foi isso que o CEO Erick Logan informou em sua última aparição. Portanto, nesta segunda, o site da WSL deve soltar um novo vídeo com as mais recentes definições sobre o circuito mundial desse ano e as mudanças que devem ocorrer em 2021. Mais notícias do surf na próxima semana.

 

DICAS DA SEMANA NO SURF ZINE:

 

O SURF ZINE, com as principais notícias do surf, também está disponível nas plataformas iTunes, Google Podcasts, Deezer, Spreaker e YouTube.

Quer ouvir mais podcasts de surf? Carolina Bridi, Junior Faria e Raphael Tognini também colocam suas ideias para funcionar todas as quintas-feiras no Surf de Mesa, o podcast mais sincerão do universo surfístico.