Tipo mídia de surf, só que mais legal

Ataque de tubarão, afogamentos no surf e outras notícias da semana

Ataque de tubarão, afogamentos no surf e outras notícias da semana

Morte por ataque de tubarão, afogamento de cinco surfistas, abertura das praias de São Sebastião e fases finais do Shaka Virtual Long Contest. Está no ar o 10º episódio do podcast SURF ZINE. E estas são as principais notícias da semana:

Ataque fatal de tubarão na Califórnia

Essa foi uma semana triste para o surf mundial. Além de todo o cenário surreal que tomou conta do planeta nos últimos tempos, seis vidas foram perdidas durante a prática do surf.

No dia 9 de maio, o surfista e shaper Ben Kelly, de Santa Cruz, na Califórnia, foi mordido por um tubarão numa praia em Manresa State Park. Segundo autoridades locais, o incidente ocorreu com um tubarão branco jovem, com cerca de 10 pés, que pegou a parte posterior do joelho do surfista. Ben, que tinha 26 anos, ainda remou até a areia e foi socorrido por seus amigos, mas não resistiu e morreu enquanto ainda estava na praia. Segundo especialistas, a mordida foi provavelmente acidental, tendo em vista que, pela idade do tubarão, ele ainda está em fase de aprendizado de caça. A última vez que houve um ataque fatal de tubarão no norte da Califórnia foi há 15 anos.

Surfistas mortos por afogamento na Holanda

Na cidade de Scheveningen, Holanda, cinco surfistas morreram no dia 11 de maio. Cerca de 10 surfistas foram pegos de surpresa por uma combinação de ventos, correnteza, ondas e uma camada muito espessa de espuma. Os cinco surfistas que se afogaram tinham idades entre 22 e 38 anos e eram considerados experientes pela comunidade local. Alguns eram, inclusive, salva-vidas treinados. Segundo as autoridades locais, a situação foi provavelmente agravada por conta da espuma que é formada pela alta concentração de material orgânico das algas. Essa espuma, quando agitada por vento e ondas, pode chegar a dois metros de espessura, como foi o caso naquele dia.

Praias abertas de segunda a quinta em São Sebastião

Desde terça-feira, 12 de maio, a cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, liberou o uso das praias para práticas esportivas individuais. São mais de 100 km de praias, como Maresias, Camburi, Baleia, Paúba e muitas outras, liberadas para o surf. Mas a medida visa o uso das praias apenas de segundas às quintas-feiras para evitar o fluxo de turistas. Os esportes individuais no mar e areia estão liberados, só não pode ficar aglomerado e nem deitadão torrando na areia. Muito menos ir de outras cidades para surfar por lá. A prefeitura diz que a Guarda Municipal fiscalizará, e o decreto pode ser revisto caso a galera não coopere. 

Shaka Long Contest chega às fases finais

Nessa semana também está rolando o Shaka Virtual Long Contest no Instagram do Shaka Girls. Organizado pelas surfistas Yanca Costa e Isabela Saldanha, a competição recebeu inscrições de 41 longboarders. Nesta sexta-feira, 15 de maio, estão no ar para votação do público as baterias das quartas de final. No sábado entram as semi-finais e no domingo, dia 17, começam as votações das finais em duas categorias. Cada fase conta com o resultado da votação do público valendo como um voto e mais os votos do júri, sempre formado por dois juízes. Então corre lá nos stories para votar nestas fases finais e conhecer as campeãs.

 

E aqui estão os links para as DICAS DA SEMANA NO SURF ZINE:

O filme Trouble, de Chas Smith, sobre a história da surfista Lisa Andersen. (Disponível para assinantes de TV a cabo com acesso ao Canal OFF.)

O Nome Do Problema, curta de Gustavo Vilela.

O fotógrafo Leroy Grannis.

 

O SURF ZINE também está disponível nas plataformas iTunes, Google Podcasts, Deezer, Spreaker e YouTube.

Quer ouvir mais podcasts de surf? Carolina Bridi, Junior Faria e Raphael Tognini também colocam suas ideias para funcionar todas as quintas-feiras no Surf de Mesa, o podcast mais sincerão do universo surfístico.