Etapa inédita do Circuito Banco do Brasil de Surfe começa nesta quinta-feira
De 20 a 23 de novembro, a Praia d’Ulé, em Guarapari, Espírito Santo, vai sediar pela primeira vez na história o Circuito Banco do Brasil de Surfe – Etapa BB Seguros. A competição é a quarta e penúltima etapa do Circuito em 2025, e vale 4.000 pontos no Qualifying Series (QS) da WSL. O início do campeonato está previsto para esta quinta-feira, com a primeira chamada agendada para às 8h para possível início às 8h30. Evento terá transmissão ao vivo nos canais da WSL.
Espírito Santo na rota do surf mundial
Considerado o maior evento da modalidade já realizado no estado, a Etapa BB Seguros – Guarapari/ES, segue o objetivo de fomentar eventos por todo o litoral brasileiro para propocionar acesso a atletas locais e fortalecer o desenvolvimento de novos talentos.
A etapa capixaba terá a participação de surfistas brasileiros com passagens pelo Championship Tour (CT), como Edgard Groggia, Peterson Crisanto, Alex Ribeiro, Jadson André e Silvana Lima.
A lista de surfistas locais tem 15 nomes: Rafael Teixeira, Krystian Kymerson, Guilherme Carvalho, Joao Vitor Cypriano, Caio Freire, Rodrigo Cardoso, Luiz Fernando Neiva, Renato Leite, Eric Grattz, Isaac Corrêa, Kaleb Henrique, Kaua Climaco, Kauai Côgo, Alice Pitanga e Ana Dagostini. Dos 15, seis surfistas têm menos de 18 anos. Os dois mais jovens da competição são Kaleb, de 12, e Aninha, de 13 anos.

Da esq. para dir., Krystian Kymerson, Alice Pitanga, Carolina Colucci (superintendente do Banco do Brasil no Espírito Santo), Tainá Hinckel, Rafael Teixeira e José Luiz Dantas, fundador da Universidade de Vila Velha e da Rádio Rocket 97.7, na coletiva de imprensa do Circuito Banco do Brasil de Surfe – Etapa BB Seguros – Guarapari/ES. Foto: Pedro Paiva/WSL
Destaques capixabas e líder do ranking falam sobre etapa
Na coletiva de imprensa realizada hoje (19), os surfistas capixabas Rafael Teixeira, Krystian Kymerson e Alice Pitanga, além da atual líder do ranking QS sul-americano e atleta do Squad BB, Tainá Hinckel, falaram sobre suas expectativas para o evento.
O embaixador do evento e atual surfista do Challenger Series, Rafael Teixeira, destacou a emoção que é competir em casa pela primeira vez:
“O sonho de competir em casa não é só meu, do Rafael atleta. Ele é de toda a comunidade do surf capixaba. O Espírito Santo vive e respira o surf. Agora, vocês vão poder presenciar um pouco disso. Eu me vejo no auge da minha performance, então, ainda tenho muito a conquistar dentro do surf e ainda sinto aquele frio na barriga quando estou competindo. Estar aqui hoje, 10 anos depois de vencer a minha primeira etapa no circuito mundial, representa muito para mim. Estou confiante e torcendo por uma final capixaba.”
A catarinense Tainá Hinckel também se mostrou animada para sua primeira competição no Espírito Santo:
“Estou muito ansiosa para surfar aqui e conhecer a região. A WSL e o Banco do Brasil trouxeram um evento irado, com várias atividades além do surf. Com certeza essa etapa será um grande incentivo para a nova geração capixaba. Eu tenho muito orgulho em representar e fazer parte do Squad BB. Esses eventos ao redor de todos esses estados brasileiros é um incentivo e não só ajuda os atletas brasileiros, como também os outros atletas sul-americanos.”
- Rafael Teixeira. Foto: Pedro Paiva/WSL
- Tainá Hinckel. Foto: Pedro Paiva/WSL
Já a jovem promessa local, Alice Pitanga, falou sobre a importância do convite para participar da etapa: “Estou muito feliz em representar meu estado nesse evento de grande porte. Eu só tenho 15 anos, então estou indo sem pressão, só para me divertir mesmo”.
Questionada sobre competir com grandes nomes do surf feminino brasileiro, Alice não deixou de elogiar suas compatriotas:
“Elas puxam meu nível. É claro que eu fico nervosa em surfar com a Tainá (Hinckel) e com a Laura Raupp, elas são incríveis! Ao mesmo tempo, fico muito contente em estar competindo porque sei que elas vão elevar meu nível, fazendo com que eu me dedique mais e surfe mais para um dia conseguir ganhar delas”.
Por fim, Krystian Kymerson, surfista capixaba que se destaca internacionalmente por seu repertório de manobras aéreas, exaltou a importância desse momento para o desenvolvimento do surf na região:
“Esse evento vai ajudar muito essa nova geração. Quem me dera se tivesse um evento como esse, com essa experiência de competir em uma etapa de surf profissional aqui, quando eu comecei a minha carreira. Não tenho palavras para descrever esse momento que vive o surf capixaba e por poder competir no quintal de casa, ao lado da minha família e dos meus amigos. Só tenho a agradecer a WSL por trazer o QS para o Espírito Santo”.

Krystian Kymerson e Alice Pitanga durante a coletiva de imprenda na Praia d’Ulé. Foto: Pedro Paiva/WSL
Clínica de surf com Filipe Toledo no sábado
O bicampeão mundial Filipe Toledo estará presente na Praia D’Ulé no sábado de competição, dia 22. Além de prestigiar a nova geração de surfistas sul-americanos, Filipinho vai compartilhar suas experiências, dentro e fora d’água, com as crianças da Instituição Projeto Travessia na Clínica BB de Surf a partir das 14h.
Outras atividades esportivas, ambientais e socioculturais também acontecem fora d’água para reforçar o compromisso com o surf e a região.
Durante os quatro dias de evento, serão diversas atividades gratuitas proporcionadas pelo BB Seguros. De aulas de surf e baterias entre lendas do surf brasileiro a clínicas e campeonatos de altinha.
A patrocinadora local Rádio Rocket 97.7 também vai trazer uma programação especial na Casa Rocket, um ambiente criado na beira da praia para curtir a competição do melhor jeito possível. Diariamente, a casa vai receber a imprensa, realizar a cobertura do evento, promover shows ao vivo, e outras ações durante e ao final de cada dia.

