Que as as ondas têm um valor mensurável, capaz de fazer frente aos argumentos financeiros geralmente usados para sobrepor tudo e todos nas batalhas pela proteção ambiental, já tínhamos te contado. Você deve lembrar do episódio do Surf de Mesa em que falamos sobre surfonomia. Mas essa é apenas uma das vias pelas quais o caminho tem sido trilhado. Para entender como o surf e os surfistas podem influenciar efetivamente na tomada de decisões dentro dos poderes que propõem e estabelecem políticas públicas de proteção, conversamos com Mauricio Duarte dos Santos.
Mauricio é surfista, mestre em Direito Ambiental, doutor em Direito Político e Econômico e pesquisador em pós-doutorado sobre temáticas ambientais relacionadas ao Direito Ambiental, Direito do Mar e Marítimo, Direito Constitucional, mudanças climáticas, surfe e sustentabilidade. Ele veio contar como a proteção de surf breaks pode ser um caminho que aproxima muito mais a cultura surf de algo efetivamente vinculada à governança ambiental.
Quer fazer a sua parte e não sabe como? Começa dando play aqui e se informando de verdade.
Além do Spotify, você também pode ouvir o Surf de Mesa nas plataformas Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spreaker.