No último episódio, falamos sobre o cenário das marcas tradicionais do surfwear, e identidade foi ponto central no debate sobre os dilemas que a indústria enfrenta diante de uma crise reconhecida por todos. Mas se por um lado as grandes e pioneiras marcas parecem manobrar para tentar voltar ao patamar dos tempos áureos, por outro, novas marcas chegam ao mercado já alinhadas aos novos contextos. Uma nova realidade que envolve mudanças geracionais, transformação no comportamento e percepção do consumidor e um cenário muito mais democrático.

Neste episódio do Surf de Mesa, Rapha Tognini e Carol Bridi conversam com Igor Morais, criador da North Shore Riders. Antes de ser a mente, o coração e os braços por trás da marca, Igor foi surfista profissional e, depois de deixar as competições, seguiu carreira como team manager de grandes marcas. E foi conhecendo na prática a vida de patrocinado, depois vivenciando a experiência sob a ótica dos gestores, que saiu com uma única certeza: “Sem atleta, não tem verdade.”

O core na prática

Se tem uma coisa em comum entre este e o episódio anterior, é a opinião de que marcas de surf só sobrevivem com saúde se a identidade não desviar do core. É na imagem dos surfistas reais que o produto se torna objeto de desejo para ganhar escala e sustentar o negócio. Em um mercado feito de apaixonados, posicionar a paixão abaixo das planilhas na lista de prioridades é fatal. E depois de entender os gargalos que emperram as engrenagens das marcas tradicionais na semana passada, esta conversa com Igor mostra como os desafios de umas se tornam as oportunidades de outras.

Como é estar à frente de uma marca de surf da nova geração, a compreensão do verdadeiro tamanho do mercado, a realidade dos bastidores, o foco no desenvolvimento do produto e o cuidado no posicionamento abrem um caminho de muito mais frescor para atingir o público com verdade de propósito na era do storytelling. Mas se o objetivo de todo negócio é crescer, aí mora o x da questão: é possível crescer sem perder a verdade originária?

Se você sonha em viver do surf, se joga aqui para compreender esse negócio. Mas se você é “apenas” um consumidor, não pense que está livre do assunto. Dá o play aqui pra compreender o papel central que você ocupa nessa história.

 

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