Primeiro dia do Circuito Banco do Brasil de Surfe em Ubatuba teve sol, high score no masculino e programação fervendo na praia

A etapa Ubatuba do Circuito Banco do Brasil de Surfe começou hoje em Itamambuca com um total de 5 baterias no feminino (três do trials e duas do primeiro round) e 20 baterias no masculino (16 do Round dos 96 e as quatro primeiras do Round dos 64).

O peruano Miguel Tudela fez os recordes do dia no primeiro round, com um 8.50, a primeira nota excelente do evento, e somatório de 13.93 pontos.

No feminino, a peruana Camila Sanday, que se classificou para a etapa através do trials, fez o maior somatório (10.83) do feminino. A maior nota foi 6.00 pontos, atingidos por Camila e por Luiza Savoi, que não foi a única convidada local a se destacar nesta quinta. Maeva Guastala, também de Itamambuca, passou sua bateria do Round 1 em primeiro lugar.

Programação de festival

Além da competição por pontos no ranking do QS Sounth America, entre os dias 30 de abril e 3 de maio a praia do Itamambuca recebe um festival de esporte, música e experiências.

A etapa acontece durante o feriado do dia do trabalhador, com expectativa de praia lotada em Itamambuca. Além de acompanhar a disputa no mar, o evento traz apresentações musicais no sábado (2/5) no Palco Tamo Junto BB, com abertura pela banda Kauze, às 17h, e Vitin como principal atração da noite a partir das 18h15.

Ao longo dos quatro dias, rolam também atividades esportivas, recreativas e de bem-estar, com as manhãs começando nas aulas de funcional promovidas pela Red Bull, seguidas por aulas de surf oferecidas e clínica de altinha pela BB Asset. Uma bateria especial da família Dantas, com Weslley, Wiggolly, Wellington e Suelen Naraisa completam a agenda do final de semana.

A Red Bull Experience cria a trilha sonora da praia durante os dias com DJ em seu carro-evento. E o BB Seguros oferece o espaço “Sombra e Água Fresca”, com áreas de descanso, distribuição de água filtrada, aluguel gratuito de cadeiras e guarda-sóis, além da distribuição gratuita de protetor solar, incentivando a permanência segura e prolongada na praia.

Projeto Tamar

A programação também reforça o compromisso socioambiental do circuito. Em todos os dias, acontecem ativações de educação ambiental em parceria com a Fundação Projeto Tamar, com foco na preservação das tartarugas marinhas, símbolo da etapa de Ubatuba em 2026. As ações envolvem desde sessões educativas com alunos de escolas públicas até atividades abertas ao público geral.

No sábado, essa agenda ganha ainda mais força com a realização de uma limpeza de praia que mobiliza participantes para reforçar a importância de preservar Itamambuca, uma área de proteção ambiental. A organização também intensificará a comunicação sobre boas práticas no local, como o respeito ao jundu (vegetação de restinga presente em Itamambuca), o descarte correto de resíduos e o cuidado com o ecossistema local.

No domingo, último dia do evento, a programação pode incluir ainda a soltura de tartarugas marinhas, dependendo das condições.

Novas Ondas

Outro destaque do fim de semana é o programa WSL Novas Ondas, que acontece na manhã de sábado. A iniciativa promove o encontro entre atletas profissionais e crianças da comunidade local, combinando bate-papo, troca de experiências e uma sessão de surf para fortalecer a conexão entre diferentes gerações.

Para Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina, a proposta da etapa é justamente ampliar o alcance do evento. “Queremos realizar um evento para todas as pessoas, até aquelas que ainda não estão inseridas no universo do surf. Nosso plano é proporcionar grandes experiências e acreditamos que, a partir das ativações, todo o município de Ubatuba também será beneficiado”, afirma.

Com uma agenda intensa e diversa, a etapa de Ubatuba reforça o posicionamento do Circuito Banco do Brasil de Surfe como uma plataforma que vai além do alto rendimento esportivo, consolidando-se como um evento de impacto cultural, social e econômico para as regiões por onde passa.

O circuito ainda contará com outras três etapas ao longo da temporada 2026. A primeira foi realizada em março, em Imbituba (SC), marcando o início de mais um ano de fortalecimento do surfe sul-americano.

Cronograma:

Sexta-feira 1° de maio

Aula de funcional by Red Bull – 9h

Aulas de Surfe by BB ASSET  – 9h

Aula de Altinha by BB ASSET – 10h e 15h

Red Bull Experience – 9h às 15h

Sábado 2 de maio

Ativação de educação ambiental com a Fundação Projeto Tamar

Aula de funcional by Red Bull – 9h

Aulas de Surfe by BB ASSET  – 9h

Limpeza de praia – 9h

WSL Novas Ondas – 10h: Encontro de atletas WSL e crianças locais

Campeonato de Altinha by BB ASSET – O dia todo

Aula de Altinha by BB ASSET  – 15h

Red Bull Experience – 9h às 15h

Bateria Especial Família Dantas – Após encerramento da competição

Shows

Banda Kauze – 17h

Vitin – 18h15

Domingo 3 de maio

Ativação de educação ambiental com a Fundação Projeto Tamar

Aula de funcional by Red Bull – 9h

Aulas de Surfe by BB ASSET  – 9h

Aula de Altinha by BB ASSET – 10h

Red Bull Experience – 9h às 10h

*Todos os dias: Distribuição de filtro solar e espaço Sombra e Água Fresca por BB Seguros e Filtro de água + Aluguel de Guarda Sol e Cadeira por Banco do Brasil.