Surf de Mesa no REMA Festival

 

Um foi pouco. Marcos Sifu não cabe em um episódio só de podcast. Terminamos esse Surf de Mesa já combinando o próximo porque quando a história é boa, a fala é fácil, os interesses são diversos e a pessoa fica à vontade, fica difícil terminar a conversa. E Sifu, ou Marcos Oliveira de Castro Menezes, antes de surf, voo ou cerveja, tem criatividade, curiosidade e, principalmente, um grande interesse em explorar a vida de diferentes pontos de vista. Talvez seja justamente essa multiplicidade de visões que faz dele um cara sem qualquer afetação, apesar dos feitos que coleciona.

Percebeu cedo que não ia se criar na competição e nem precisou disso pra ter seu surf reconhecido. Da criança atacada por um tigre ao primeiro kerrupt flip completado por um surfista na história – o que inclusive o levou à abertura do clássico Campaign 2, de Taylor Steele -, lá estavam traços essenciais da sua personalidade. Sifu não só assume riscos com naturalidade como se dedica com vontade ao que o interessa.

A vida como experiência

Do freesurf ao voo livre foi, literalmente, um pulo. Ou quase 50, que foi a quantidade que praticou na esteira do primeiro curso. Quando tomou a decisão de abrir mão de um notebook, ferramenta de trabalho, para pagar o curso, chegou a fritar na cama de arrependimento durante a noite. Mas também aprendeu uma das maiores lições da vida: viver gera mais riqueza do que acumular coisas.

E foi experimentando viver que descobriu: é possível instalar uma torneira na geladeira de casa para tomar cerveja feita ali mesmo. Na panela de casa criou sua cerveja favorita. A mesma que virou negócio, cresceu e deseja fazer viver para além de sua própria existência na Terra. A Praya de Sifu é feita de experiência real. Essa poderia até ser uma frase construída milimetricamente para fins publicitários, mas não é. Veio tão espontânea quanto a conversa que a inspirou. E que você pode ouvir clicando aqui no Spotify:

Ou aqui no YouTube:

 

Além do Spotify, você também pode ouvir o podcast Surf de Mesa nas plataformas Apple Podcasts, Google PodcastsDeezer.