Tipo mídia de surf, só que mais legal

A influência das cidades nas praias

A influência das cidades nas praias

Se você vive no planeta Terra e tem acesso a telas, certamente viu passar em algum feed nas últimas semanas a imagem da obra de engordamento da faixa de areia na Praia Central de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Essa foi a deixa para Junior Faria, Carol BridiRapha Tognini lançarem no centro da mesa um tema que há muito queriam debater: A forma como as estruturas urbanas foram se formando ao redor da costa ao longo de décadas, e a influência disso no ambiente mais almejado não só por surfistas, mas pela unanimidade humana.

Por isso, o Surf de Mesa dessa semana vem com requintes de sabedoria e o assunto é tão necessário e profundo que não deve se encerrar num episódio só. Dessa vez, a conversa foi com o geólogo Vinícius Ribau Mendes, professor do Instituto do Mar na Universidade Federal de São Paulo. Aficionado por areia desde a infância, quando curtia virar uma milanesa humana e colecionava pedrinhas, Vinícius é especialista em dinâmica costeira.

Ou seja, esse é um episódio para quem quer entender melhor os efeitos do desenvolvimento das cidades sobre o ambiente. E também para quem ficou impactado com as fortes imagens de uma draga bombeando areia do fundo do mar para tentar recuperar parte de um ambiente destruído pelo mesmo sistema que certamente agora fatura sobre a nova empreitada. Como sempre, não há respostas definitivas, mas aqui vai um spoiler: essa não é a primeira vez que uma obra do tipo acontece em um grande destino turístico brasileiro. Lá na década de 70, Copacabana já avisava que o fetiche urbano dos prédios “pé na areia”, mais cedo ou mais tarde, dá ruim.

Bota o episódio pra rodar, que esse assunto é dos mais relevantes.

 

Apoie o Surf de Mesa no Catarse
Além do Spotify, você também pode ouvir o Surf de Mesa nas plataformas Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spreaker.
Já conhece o outro podcast da Flamboiar?  VA surfar GINA é o podcast para quem saber mais sobre o surf feito por mulheres.