Tipo mídia de surf, só que mais legal

A diferença entre epoxy e poliuretano nas pranchas de surf

A diferença entre epoxy e poliuretano nas pranchas de surf

Quantas vezes você já se viu diante do famoso embate epoxy x poliuretano numa rodinha de surfistas falando sobre pranchas? Para sanar de uma vez por todas esse que é um dos maiores mal entendidos do universo dos equipamentos surfísticos, nesse episódio do Surf de Mesa, Carol Bridi, Rapha Tognini e Junior Faria exaurem o tema para explicar que uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa.

Pra começo de conversa, é legal explicar que epoxy é o tipo da resina utilizada nas pranchas fabricadas a partir de blocos de EPS, o famoso isopor. Enquanto poliuretano, ou PU, se trata da outra opção de matéria-prima utilizada na fabricação de blocos, nos quais é mais comum a aplicação da resina poliester. Sim, o famoso embate acabou ganhando contornos surreais. Isso porque começa das avessas já no enunciado da questão por um simples motivo: epoxy e poliuretano não são variações de uma mesma coisa.

Com bastante didática, entregamos aqui a resposta mais superficial antes mesmo de você precisar clicar. Se quiser perguntar qual é melhor, compare dois itens de uma mesma classe:

Bloco de EPS ou PU? Resina epoxy ou poliester?

Lembrando que a resina epoxy também pode ser usado no bloco de PU, enquanto a resina poliester não pode ser aplicada no bloco de EPS, aqui fica a dica de ouro: esse assunto rende tantas questões técnicas e práticas que, sim, virou um episódio inteiro de podcast. Resistência, peso, durabilidade, aplicação, diferença prática na hora de surfar. É assunto que não acaba mais…

E é aí que entra o famoso “clica pra ouvir”. Se você quer saber mais a fundo do que está falando quando o assunto voltar a surgir nos lineups da vida, dá o play aqui e absorve esse conhecimento por completo. Muita coisa útil nesse episódio vai te ajudar a entender melhor o seu próprio equipamento. E, por tabela, se dar melhor no surf que faz com ele.

 

 

Apoie o Surf de Mesa no Catarse
Além do Spotify, você também pode ouvir o Surf de Mesa nas plataformas Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spreaker.
Já conhece o outro podcast da Flamboiar?  VA surfar GINA é o podcast para quem saber mais sobre o surf feito por mulheres.