COVID-19 e surf: Pode ou não pode surfar?

COVID-19 e surf: Pode ou não pode surfar?

Em tempos de quarentena você consegue se ver tranquilamente em home office, sem contato social, sem papel higiênico, sem dinheiro, sem esperanças, mas não consegue se imaginar sem água salgada? Sabemos que o surf é um incrível aliado pra segurar as minhocas que surfam alegremente nas ondas das nossas paranóias psicológicas – seja a sua qual for. Um aliado ainda mais valioso quando as coisas estão um caos ao nosso redor. É o caso desses surreais dias que vivemos.

Afinal, com a recomendação clara de isolamento social, surfar tá liberado? Para responder a pergunta que todo surfista está se fazendo desde que medidas começaram a pipocar às centenas por minuto para conter o ritmo de contágio pelo COVID-19, neste episódio do Surf de Mesa conversamos com o Dr. Guilherme Vieira Lima, médico do esporte atuante na área da medicina do surfe, membro da Surfing Medicine International e fundador do app Surf Injury Data. Como médico do Pronto Socorro do Hospital Albert Einstein, nos últimos dias ele viu a rotina mudar bastante. A cada dia novos protocolos, com treinamentos de equipe e cuidados em relação a higiene, não propagação e abordagem do paciente. Sentindo como surfista e falando como médico, ele conseguiu ser bem claro em relação ao que é recomendado nesse momento quando o assunto é o surf.

Para saber a resposta e ter as dicas do Surf de Mesa para segurar a onda durante os dias difíceis que vêm pela frente, dá o play nesse episódio do fim do mundo. Trazemos bons motivos para você se convencer a ser parte da solução, e não do problema.

Além do Spotify, você também pode ouvir o Surf de Mesa nas plataformas iTunes, Google Podcasts, Deezer e Spreaker.

E aqui estão os links citados neste episódio:

👍Artigo assinado por Katie Day para o Surfrider Foundation sobre dados do COVID-19 e a qualidade da água das praias.
👍Os livros Dias Bárbaros (pdf do 1º capítulo), Código do Surfista, O Velho e o Mar. As biografias de Tom Carroll, Gerry Lopez, Kelly Slater, Adriano de Souza, Gabriel Medina.
👍A série Respira e Se Inspira, do Canal OFF, com a yogini Milla Monteiro (videoaulas no app, IGTVs explicativos, meditação guiada no YouTube).
👍O app Surf Injury Data

 

👍Treinos do personal trainer Ricardo Vilalva no YouTube

 

👍Blue Crush, filme de 2002

 

👍Surf no Havaí, filme de 1987

 

👍In God´s Hands, filme com Shane Dorian

 

👍”Exército do Surf” na versão da Angélica abaixo. Tem também na versão da Wanderlea e na versão italiana original de Catherine Spaak

 

👍O clipe de “Surfista Calhorda”, dos Replicantes