A estreia do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025 no Espírito Santo, válido pelo QS sul-americano da WSL, foi marcado por mar pequeno, mas boas disputas entre surfistas locais e visitantes na Praia d’Ulé. A competição começou às 9h e teve baterias do Round dos 80 Masculino, seguido do Round das 24 Feminino.

A próxima chamada está marcada para às 6h30 desta sexta-feira (22), com expectativa de realização do segundo e terceiro rounds da competição masculina.

Surfistas locais eliminam terceiro colocado do ranking QS

Em condições difíceis de mar, os primeiros representantes do Espírito Santo a caírem na água aproveitaram a familiaridade com as ondas locais para garantir a classificação para próxima fase.

Os capixabas Luiz Neiva da Silva e Rodrigo Cardoso mostraram que entendem as nuances da Praia D’Ulé ao dominarem a bateria. Criado na região de Regência Augusta, Luiz teve como estratégia pegar o maior número de ondas possível. Foi assim que conseguiu a melhor onda da bateria (4.67) e a primeira colocação.

“A emoção tá lá em cima. O quintal de casa tá cheio, com todo mundo jogando aquela energia positiva. As ondas estavam muito mexidas, mas tinha uma direita que sobrou e eu consegui pegar. Fiz duas manobras, uma rasgada e uma batida. Era aquela direita mesmo que eu tinha em mente e, no final, deu certo”, disse o surfista.

Daniel Templar, que chegou no Espírito Santo no ranking do QS, não conseguiu ter uma boa leitura das ondas e acabou eliminado precocemente da etapa.

Na próxima fase, os dois capixabas têm pela frente dois ex-surfistas do CT. Luiz Neiva cai na primeira bateria, em que está Jadson André. Enquanto Rodrigo Cardoso cai com Alex Ribeiro na bateria seguinte.

Mais do que um resultado, a classificação dos dois atletas locais na primeira bateria do evento mostra a representatividade e o valor que a etapa inédita traz à comunidade dos surfistas e moradores da região.

Michael Rodrigues surfando na Praia d'Ulé durante etapa do QS. Foto: Pedro Paiva/WSL

Michael Rodrigues. Foto: Pedro Paiva/WSL

 

Mateus Sena tem recordes do dia

O surfista natalense Mateus Sena fez a maior nota (7.50) e o maior somatório (13.10) do dia.

Mateus colocou todo o seu repertório em prática. Com um surfe agressivo, executou combos de manobras e aéreos com precisão.Quem também se garantiu na próxima rodada foi o ex-CT Michael Rodrigues com o segundo melhor score da fase. Mesmo vindo de uma sequência cansativa de campeonatos e chegando em Guarapari em cima da hora, somou 11.57 com fluidez.

Dos 11 representantes capixabas que entraram na água nesse primeiro dia de competição, seis avançaram para o próximo round. Com a entrada dos cabeças de chave nesta sexta, 12 atletas do Espírito Santo estão vivos na competição: Luiz Neiva da Silva, Rodrigo Cardoso, Eric Grattz, Kauai Côgo, Kallebe Kymerson, Isabela Mayara, Rafael Teixeira, Krystian Kymerson, Guilherme Carvalho, João Cypriano, Caio Freire e Alice Pitanga.

Daniella Rosas surfando na Praia d'Ulé durante etapa do QS. Foto: Pedro Paiva/WSL

Daniella Rosas. Foto: Pedro Paiva/WSL

 

Campeã da etapa anterior, Daniella Rosas é destaque no primeiro dia

Daniella Rosas, líder do ranking do Circuito Banco do Brasil e 4ª colocada no ranking do QS, estreou na Etapa BB Seguros em Guarapari com domínio total sobre as adversárias brasileiras Isabela Saldanha e Aurora Ribeiro.

A peruana, que já venceu duas etapas do Circuito em 2025, chegou forte e abriu o placar da primeira bateria do Round de 24 Feminino com a maior nota (5.00) da competição feminina. Aurora avançou na segunda colocação.

Buscando a terceira vitória no ano e a classificação para o CS, Daniella vai encarar a segunda colocada, Laura Raupp, a surfista local Alice Pitanga e a baiana Maria Eduarda César na próxima fase.

“Essa é minha primeira vez surfando aqui no Espírito Santo. Essa bancada parece promissora”, disse Daniella.

Público lotou a areia da Praia d'Ulé nesta quinta-feira. Foto: Pedro Paiva/WSL

Público lotou a areia da Praia d’Ulé nesta quinta-feira. Foto: Pedro Paiva/WSL

 

Limpeza de praia e atividades BB Asset marcam a manhã do primeiro dia de evento

Em paralelo às ações dentro d’água, rolaram diversas atividades paralelas que reforçam o compromisso com um ecossistema sustentável e as comunidades das regiões por onde passam as etapas.

Enquanto as baterias rolavam na água, na areia aconteciam aulas de surf e a Clínica de Altinha by BB Asset, além da limpeza da praia e da aula de gerenciamento de resíduos promovidas em parceria com a Associação de Moradores da Praia d’Ulé e o Grupo Escoteiro Barão de Teffé de Vila Velha.

“A WSL mostrou que tem todo um cuidado e um trabalho com a limpeza e a reciclagem. Para a nossa comunidade local isso é muito importante, principalmente para que as pessoas possam ver o impacto, não só ambiental, como também social e econômico. O evento está trazendo um grande público e novas rendas para Guarapari. A comunidade precisava ver e reconhecer o poder do surf profissional”, disse Mauro, Diretor de Esportes da Associação de Moradores da Praia d’Ulé

Kallebe Kymerson na Praia D'Ulé durante etapa do QS. Foto: Pedro Paiva/WSL

Kallebe Kymerson. Foto: Pedro Paiva/WSL

 

Competição masculina segue na sexta-feira

Nesta sexta-feira (21), a previsão é de colocar na água os rounds de 64 e de 32 masculino. Grandes surfistas brasileiros, como Lucas Silveira, Weslley Dantas, Edgard Groggia, Matheus Navarro e Cauã Costa entraram na água no segundo dia de competição da Etapa BB Seguros – Guarapari/ES. A promessa é para um dia cheio, com 24 baterias no total, além das atividades gratuitas oferecidas ao público pelo Banco do Brasil.

Assista ao vivo no canal da WSL Brasil no YouTube.

Resultados e próximos confrontos

ROUND OF 80 MASCULINO
HEAT 1: Luiz Fernando Neiva Da Silva (BRA) 7.27 DEF. Rodrigo Cardoso (BRA) 7.26, Daniel Templar (BRA) 6.40
HEAT 2: Ryan Martins (BRA) 9.40 DEF. Luã da Silveira (BRA) 8.47, Ian Fiorot (BRA) 3.43
HEAT 3: Mateus Sena (BRA) 13.10 DEF. Flavio Ferreira (BRA) 6.23, Kaua Climaco (BRA) 3.40
HEAT 4: Kallebe Kymerson (BRA) 8.40 DEF. Alan Donato (BRA) 7.10, Kaleb Henrique (BRA) 4.74, Rafael Peixoto (BRA) 3.40
HEAT 5: Alex Saulo (BRA) 6.36 DEF. Kaue Daniel (BRA) 6.30, Renato Leite (BRA) 4.10
HEAT 6: Guilherme Lemos (BRA) 8.84 DEF. Eric Grattz (BRA) 4.66, Luca Sathler (BRA) 3.10
HEAT 7: Kauai Côgo (BRA) 4.07 DEF. Saulo Sabbagh (BRA) 2.90, Guilherme Cintra (BRA) 2.30
HEAT 8: Michael Rodrigues (BRA) 11.57 DEF. Roberto Araki (CHL) 6.57, Isaac Correa (BRA) 5.33, Noah Sathler (BRA) 2.27
ROUND OF 24 FEMININO
HEAT 1: Daniella Rosas (PER) 9.77 DEF. Aurora Ribeiro (BRA) 8.70, Isabela Saldanha (BRA) 6.23
HEAT 2: Kiany Hyakutake (BRA) 6.60 DEF. Maria Eduarda Cesar (BRA) 6.20, Ana Gabriela Dagostini (BRA) 3.87, Paula Gabrielly Custodio (BRA) 3.57
HEAT 3: Sophia Medina (BRA) 7.94 DEF. Bella Mayara (BRA) 4.73, Yanca Costa (BRA) 3.53, Kayane Reis (BRA)
HEAT 4: Alexia Monteiro (BRA) 9.60 DEF. Juliana Meneguel (BRA) 5.70, Laiz Costa (BRA) 5.47, Francine Nery (BRA) 2.34
ROUND OF 64 MASCULINO
HEAT 1: Jadson Andre (BRA) vs. Daniel Adisaka (BRA) vs. Gabriel Andre (BRA) vs. Luiz Fernando Neiva Da Silva (BRA)
HEAT 2: Gabriel Klaussner (BRA) vs. Alex Ribeiro (BRA) vs. Guilherme Carvalho (BRA) vs. Rodrigo Cardoso (BRA)
HEAT 3: Lucas Silveira (BRA) vs. Luan Ferreyra (BRA) vs. Rafael Teixeira (BRA) vs. Ryan Martins (BRA)
HEAT 4: Rafael Barbosa (BRA) vs. Israel Junior (BRA) vs. Igor Shibata (BRA) vs. Luã da Silveira (BRA)
HEAT 5: Weslley Dantas (BRA) vs. Nacho Gundesen (ARG) vs. Cauet Frazão (BRA) vs. Mateus Sena (BRA)
HEAT 6: Vitor Ferreira (BRA) vs. Rickson Falcao (BRA) vs. Krystian Kymerson (BRA) vs. Flavio Ferreira (BRA)
HEAT 7: Heitor Mueller (BRA) vs. Peterson Crisanto (BRA) vs. Caio Freire (BRA) vs. Kallebe Kymerson (BRA)
HEAT 8: Edgard Groggia (BRA) vs. Samuel Igo De Souza (BRA) vs. Lucas Haag (BRA) vs. Alan Donato (BRA)
HEAT 9: Franco Radziunas (ARG) vs. Pablo Gabriel Da Silva (BRA) vs. Philippe Neves (BRA) vs. Alex Saulo (BRA)
HEAT 10: Alonso Correa (PER) vs. Santiago Muniz (ARG) vs. João Cypriano (BRA) vs. Kaue Daniel (BRA)
HEAT 11: Wesley Leite (BRA) vs. Valentin Neves (BRA) vs. Matheus Neves (BRA) vs. Guilherme Lemos (BRA)
HEAT 12: Douglas Silva (BRA) vs. Luan Wood (BRA) vs. Leo Andrade (BRA) vs. Eric Grattz (BRA)
HEAT 13: Igor Moraes (BRA) vs. Kailani Renno (BRA) vs. Takeshi Oyama (BRA) vs. Kauai Côgo (BRA)
HEAT 14: Caio Costa (BRA) vs. Matheus Navarro (BRA) vs. Caina Souza (BRA) vs. Saulo Sabbagh (BRA)
HEAT 15: Ryan Kainalo (BRA) vs. Cauã Costa (BRA) vs. Samuel Joca (BRA) vs. Michael Rodrigues (BRA)
HEAT 16: Lucas Vicente (BRA) vs. Rodrigo Saldanha (BRA) vs. Giovani Pontes (BRA) vs. Roberto Araki (CHL)
ROUND OF 16 FEMININO
HEAT 1: Laura Raupp (BRA) vs. Alice Pitanga (BRA) vs. Daniella Rosas (PER) vs. Maria Eduarda Cesar (BRA)
HEAT 2: Catalina Zariquiey (PER) vs. Isabelle Nalu (BRA) vs. Aurora Ribeiro (BRA) vs. Kiany Hyakutake (BRA)
HEAT 3: Silvana Lima (BRA) vs. Luara Mandelli (BRA) vs. Sophia Medina (BRA) vs. Juliana Meneguel (BRA)
HEAT 4: Taina Hinckel (BRA) vs. Julia Nicanor (BRA) vs. Bella Mayara (BRA) vs. Alexia Monteiro (BRA)