Ser surfista não te transforma automaticamente no Capitão Planeta. Se no episódio passado paramos para entender como o surf pode contribuir ativamente na proteção ambiental, nesse Surf de Mesa miramos o outro lado do surf nas questões ambientais. Da presença no mar ao rastro deixado pelas indústrias envolvidas na realização do nosso prazer de surfar, é preciso reconhecer até onde vão os impactos causados pelo surf.
Carol Bridi, Rapha Tognini e Junior Faria sabem que muito pouco desse caminho é verde. E na conversa com o surfista e jurista Maurício Duarte dos Santos, perceberam que o fundo é ainda muito mais fundo do que podiam imaginar.
Do surfista desbravador que chama atenção para lugares remotos e (praticamente) intocados até os inúmeros impactos causados pelos negócios que fazem parte de todo a cadeia que permite a prática, a realidade é que ainda não há meios de medir o tamanho da nossa pegada. Mas é certo afirmar que, de guardião do ambiente, a maioria dos surfistas tem muito pouco.
Então, se você quer que o estereótipo de surfista consciente e amigo da natureza deixe de ser ficção e se torne realidade, dá o play pra ouvir esse papo aqui.
Além do Spotify, você também pode ouvir o Surf de Mesa nas plataformas Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spreaker.