Tipo mídia de surf, só que mais legal

A relação entre surfistas e pescadores

A relação entre surfistas e pescadores

Na maior parte das vezes, surfistas e pescadores dividem um mesmo território. Estariam, por definição, do mesmo lado. No mar. Em tese, interessados na preservação do ambiente de onde tiram sustento das mais básicas necessidades humanas. Da maneira mais resumida possível: a alimentação do corpo e da alma. E, claro, histórias para contar.

Mas nem sempre essa relação é tão afinada quanto poderia e, principalmente, deveria.

A relação entre pesca e surf costuma vir à tona apenas quando surgem os conflitos. E o conflito entre pescadores e surfistas acaba se tornando um tema complexo, geralmente, compreendido como localizado. Mas a realidade é que o assunto é bem mais profundo do que a disputa por um território. E entender tudo que envolve o respeito e entendimento entre os dois lados está diretamente vinculado à vida. Tanto por vias diretas quanto indiretas.

Por isso, começamos 2022 com uma conversa fundamental para o futuro, mas especialmente para o presente. No mar, há soluções além das óbvias. E Martin Dias, diretor científico da Oceana, é quem conta para Junior Faria, Carol BridiRapha Tognini o tamanho da oportunidade que o mar representa.

Neste episódio do Surf de Mesa, ele traz a visão única de quem conhece muito bem cada lado dessa história por viver cada um deles. O lado do surfista, do pescador e do cientista. Afinal, é com dados científicos que se embasam as iniciativas e soluções práticas desenvolvidas pela Oceana – a única ONG que se dedica com exclusividade à proteção e restauração dos oceanos em uma escala global.

Então dá o play aqui pra começar o ano com bastante sustância e inteligência surfística:

 

 

 

 

Apoie o Surf de Mesa no Catarse
Além do Spotify, você também pode ouvir o Surf de Mesa nas plataformas Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spreaker.
Já conhece o outro podcast da Flamboiar?  VA surfar GINA é o podcast para quem saber mais sobre o surf feito por mulheres.