Cearenses brilham e ídolos do esporte brasileiro surfam na Etapa BB Seguros Fortaleza

O primeiro dia de disputas da quinta e última etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025, valendo 2.000 pontos no ranking sul-americano do QS, começou com homens e mulheres na água. Em um mar desafiador e baterias de 20 minutos, foram realizados os os rounds de abertura masculino e feminino, seguidos do Round dos 48 masculino. O dia encerrou com a Bateria Especial Tamo Junto BB, que reuniu personalidades do esporte nacional.

A próxima chamada está marcada para às 8h deste sábado (13), com expectativa de iniciar o dia pelo Round dos 32 Masculino, com estreia dos surfistas pré-classificados. Em seguida, entram na água as baterias das Quartas de Final femininas e Oitavas de Final masculinas.

Surfistas locais superam condições difíceis para avançar

Em um mar agitado, com maré cheia e condições difíceis, os primeiros representantes cearenses a caírem na água, Marco Aurélio Alves e Ytalo Oliveira,  garantiram a classificação para o Round dos 48 Masculino, mostrando que o conhecimento do pico faz toda diferença em momentos como esse.

Marco Alves, que venceu a bateria, demorou para se encontrar e permaneceu na terceira colocação durante a primeira metade da bateria até colocar sua experiência e resiliência à prova para garantir a maior nota (4.17) do confronto. Seu conterrâneo, Ytalo Oliveira manteve performance constante, com boa leitura de onda e manobras explosivas durante os 20 minutos de bateria. Alegria dobrada da torcida local na Praia do Futuro.

“Esse evento é importante demais para a gente. O Ceará é um celeiro de grandes atletas e grandes expoentes do surf cearense. Eu tenho 25 anos e nunca vi um evento de surf como esse. Eu nunca tinha visto um QS aqui na Praia do Futuro, então estou super feliz de estar vendo isso, ainda mais na frente de casa, literalmente”, celebrou o vencedor da bateria.

Narciso Inácio surfando no Circuito Banco Do Brasil. em Fortaleza. Foto: Marcio David/WSL

Narciso Inácio. Foto: Marcio David/WSL

 

Nesse mesmo confronto, o atleta mais jovem da competição, Narciso Inácio, de apenas 12 anos, não avançou. Mesmo assim, representou muito bem a próxima geração do surf brasileiro em sua segunda participação no QS, chegando a liderar a bateria nos momentos iniciais.

“Estou me sentindo muito feliz, o campeonato está muito irado aqui em Fortaleza. Obrigado Banco do Brasil, esse é mais um sonho realizado. Peguei umas boas ondas, mas os caras surfam muito e conseguiram virar. A experiência foi animal, competir com os melhores é sempre muito divertido”, disse Inácio.

No total, 41 surfistas do estado do Ceará foram confirmados para essa etapa do circuito.

Glauciano Rodrigues surfando no Circuito Banco Do Brasil em Fortaleza. Foto: Marcio David/WSL

Glauciano Rodrigues. Foto: Marcio David/WSL

 

Glauciano Rodrigues faz recordes do dia

Na quinta bateria do segundo round masculino, o surfista local Glauciano Rodrigues, mais conhecido como “Touro Nordestino”, roubou a cena e se destacou com sua performance de estreia. O atleta, que é professor de surf e coordenador de projetos sociais na Praia do Futuro, garantiu a classificação para a próxima rodada ao registrar a maior nota (6.83) do dia e o maior somatório (13.16).

Conectado com o seu quintal de casa, Rodrigues colocou suas estratégias e todo o seu repertório em prática, executando combos de rasgadas agressivas e aéreos completos. A vitória do cearense de 38 anos garantiu um confronto de peso na próxima rodada, pois ele enfrentará o atual líder do ranking do QS sul-americano, Weslley Dantas, em uma bateria que promete.

Larissa Santos surfando no Circuito Banco Do Brasil. Foto: Marcio David/WSL

Larissa Santos. Foto: Marcio David/WSL

 

Cearenses dominam no feminino

A vice-campeã da etapa anterior, Silvana Lima, estreou com dominância e favoritismo na competição feminina, mostrando que está firme na briga pela liderança do QS sul-americano 2025. A surfista abriu a categoria com domínio total, avançando para as quartas de final com tranquilidade.

A próxima fase reserva um  duelo entre vencedoras de etapas QS. Silvana enfrentará a pernambucana Monik Santos. As duas veteranas competem na liga desde 2008 e já se encontraram no Circuito Banco do Brasil de Surfe em 2022, também nas quartas de final, na qual Silvana levou a melhor.

“O último evento do QS aqui no Ceará foi lá no quintal de casa em Paracuru e só de estar aqui no estado de volta para competir é maravilhoso. Acredito que a galera está amarradona por essa oportunidade. A energia do surf aqui é muito forte. O Ceará é um lugar com muitos surfistas, muitos talentos e praias com muitas ondas”, celebrou Silvana.

Além de Silvana, dentre as oito surfistas classificadas para a próxima rodada da competição feminina, quatro são cearenses: Vitória Carneiro, Ariane Gomes, Larissa Santos e Juliana Santos. Larissa fez a maior nota do dia no feminino (5.00) e Juliana fez o maior somatório (9.40).

Narciso Inácio e Italo Ferreira. Foto: Marcio David/WSL

 

Novos atletas do Banco do Brasil

A equipe de atletas do Banco do Brasil ganhou um grande reforço antes da Bateria Especial Tamo Junto BB. Luana Silva,  representante brasileira no CT e primeira brasileira campeã mundial Pro Junior, foi anunciada como a mais nova integrante do squad BB. Agora, a surfista se junta a outros grandes nomes da modalidade, como Tatiana Weston-Webb, Tainá Hinckel, Filipe Toledo e Italo Ferreira, atletas já patrocinados pela instituição.

“Estou muito feliz em fazer parte de um time gigante. É meu primeiro patrocínio aqui no Brasil e ele não poderia ser melhor, é uma honra. Estou muito animada para o nosso futuro. Meu objetivo para o próximo ano é vencer uma etapa. Em 2025, eu já fiz duas finais. Ano que vem, eu quero muito ganhar, estou sentindo muita ‘fome’ de vitória” disse Luana.

Além de Luana, o jovem cearense Narciso Inácio também foi divulgado como novo integrante desse time. O anúncio oficial mostra que o compromisso do Banco do Brasil é valorizar dos atletas de alto rendimento ao sonho e força da nova geração de talentos.

Tainá Hinckel, Raissa Leal e Filipe Toledo em bateria especial no Circuito Banco Do Brasil. Foto: Marcio David/WSL

Tainá Hinckel, Raissa Leal e Filipe Toledo. Foto: Marcio David/WSL

 

Bateria especial reúne ídolos do surf, skate, e-sports e canoagem

Logo após encerramento das competições desta sexta-feira (12), entrou na água a Bateria Especial Tamo Junto BB. Além da transmissão pelos canais oficiais da WSL e pelo Portal Terra, a ação contou com a cobertura ao vivo no sportv.

“Eu estou muito feliz de estar aqui. Essa é uma bateria realmente especial entre vários atletas em um festival que é tão importante para o desenvolvimento do esporte no nosso país. Cheguei aqui sentindo aquela energia de campeonato. Faz tempo que eu não sinto isso, já tem alguns meses que eu não compito… eu não tinha nem parafina aqui comigo (risos)”, confessou Italo Ferreira.

Além dos surfistas Filipe Toledo, Italo Ferreira (BRA), Tainá Hinckel e Luana Silva, a bateria reuniu atletas de destaque mundial em outras modalidades, como o medalhista de bronze olímpico Augusto Akio e o lendário multi-campeão Bob Burnquist do skate; Isaquias Queiroz, um dos atletas mais bem-sucedidos da história do canoísmo; Nobru, da equipe de E-sports W7M; o paraskatista Fernando Araújo, e outros talentos.

“Sou inexperiente ainda, mas quero sair daqui hoje com mais conhecimento. Admiro muito o surf por ser um esporte que é super conectado com a natureza. Aqui é um ambiente muito descontraído e isso é muito bom. Quando nós atletas nos encontramos em grandes eventos, em momentos de tensão, não é a mesma coisa. Então, ter essa vivência e experiência ajuda a gente a encontrar a paz, a concentração e o discernimento das nossas atitudes”

A Bateria Especial Tamo Junto BB representou a materialização do compromisso do Banco do Brasil em apoiar o esporte brasileiro em sua diversidade e em todas as gerações, unindo lendas e promessas em um único palco na etapa de encerramento do Circuito de 2025.

“Essa bateria é exatamente sobre troca de conhecimento entre os atletas, boas risadas e boas energias. Foi divertido demais!”, afirmou Filipe Toledo.

Público na Praia do Futuro durante Circuito Banco do Brasil. Foto: Marcio David/WSL

Foto: Marcio David/WSL

 

Programação do festival

Em paralelo às ações dentro d’água, a quinta etapa do Circuito Banco do Brasil de Surf 2025 também contou com diversas atividades gratuitas no primeiro dia de evento, reforçando o compromisso do circuito com o ecossistema sustentável e as comunidades das regiões por onde passa. Além das Clínicas de Surf e Beach Tennis e Clínica de Altinha, o Festival de Esportes & Música Tamo Junto BB segue a sua programação com os campeonatos de Vôlei de Praia, Skate e E-Sports, além de shows dos artistas L7nnon, Nação Zumbi, Baiana System, Os Garotin & Melly, 2Z Dinizz e Mateus Fazeno Rock no centro da cidade de Fortaleza.

 

Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025

Resultados e próximos confrontos

ROUND OF 64 MASCULINO
HEAT 1: Marcos Aurélio Alves (BRA) 6.67 DEF. Ytalo Oliveira (BRA) 6.53, Narciso Inacio (BRA) 6.00
HEAT 2: Carlos Ralen (BRA) 8.10 DEF. Elton Luz (BRA) 6.90, Jeova Rodrigues (BRA) 4.20, Rodrigo Camelo (BRA) 3.90
HEAT 3: Artur Silva (BRA) 10.63 DEF. Marcelo Nunes (BRA) 7.86, John John Alves (BRA) 5.67, Rodrigo Cleytson (BRA) 4.53
HEAT 4: Santiago Santos (BRA) 10.90 DEF. Felipe Martins (BRA) 8.90, Alexandre Camargo (BRA) 5.57, Adriano Marinho (BRA) 4.80
HEAT 5: Edvan Silva (BRA) 10.00 DEF. Michel Roque (BRA) 8.14, Walid Pozier (BRA) 6.63
HEAT 6: Diego Mendes (BRA) 9.03 DEF. Lailson Ferreira (BRA) 6.16, Francisco Souza (BRA) 5.63, Lucas Bezerra (BRA) 4.62
HEAT 7: Isaias Souza (BRA) 9.70 DEF. Emanuel Rodrigues (BRA) 6.17, Icaro Lopes (BRA) 3.46
HEAT 8: Jonatan Santos (BRA) 7.43 DEF. Marcus Cintra (BRA) 6.27, Francisco Carneiro (BRA) 5.83, Jose Wilson Silva (BRA) 3.50
ROUND OF 16 FEMININO
HEAT 1: Silvana Lima (BRA) 8.33 DEF. Vitoria Carneiro (BRA) 5.63, Camila Neros (BRA) 5.53, Maria Eloa Peixoto (BRA) 5.36
HEAT 2: Ariane Gomes (BRA) 6.80 DEF. Monik Santos (BRA) 5.23, Jessica Santos (BRA) 5.20, Anaelya Teixeira (BRA) 4.67
HEAT 3: Nalanda Carvalho (BRA) 7.97 DEF. Ana Luiza Do Nascimento (BRA) 7.80, Gabriely Queiros (BRA) 7.43, Rilary Silva (BRA) 2.80
HEAT 4: Juliana Santos (BRA) 9.40 DEF. Larissa Santos (BRA) 8.50, Leticia Cavalcante (BRA) 3.20, Marina Ellery (BRA) 2.70
ROUND OF 48 MASCULINO
HEAT 1: Itim Silva (BRA) 9.33 DEF. Takeshi Oyama (BRA) 7.67, Marcos Aurélio Alves (BRA) 7.13, Elton Luz (BRA) 3.83
HEAT 2: Ytalo Oliveira (BRA) 9.56 DEF. Carlos Ralen (BRA) 8.00, Raoni Rocha (BRA) 4.53, Jose Braq (BRA) 1.00
HEAT 3: Pedro Rian (BRA) 8.90 DEF. Artur Silva (BRA) 8.87, Felipe Martins (BRA) 7.93, Saymon Rocha (BRA) 6.37
HEAT 4: Santiago Santos (BRA) 10.60 DEF. Samuel Joca (BRA) 8.90, Mateus Nascimento (BRA) 8.17, Marcelo Nunes (BRA) 5.70
HEAT 5: Glauciano Rodrigues (BRA) 13.16 DEF. Cauet Frazão (BRA) 8.90, Edvan Silva (BRA) 6.54, Lailson Ferreira (BRA) 6.26
HEAT 6: Michel Roque (BRA) 11.90 DEF. Nicolas Da Silva (BRA) 8.13, Ivo Gothardo (BRA) 6.23, Diego Mendes (BRA) 5.10
HEAT 7: Isaias Souza (BRA) 8.27 DEF. Argus Diniz (BRA) 5.83, Marcus Cintra (BRA) 5.70, Patrick Alves (BRA) 4.83
HEAT 8: Emanuel Rodrigues (BRA) 7.10 DEF. Jonatan Santos (BRA) 6.23, Ruan Da Silva (BRA) 5.93, Caina Souza (BRA) 4.60
ROUND OF 32 MASCULINO
HEAT 1: Jadson Andre (BRA) vs. Luan Ferreyra (BRA) vs. Itim Silva (BRA) vs. Carlos Ralen (BRA)
HEAT 2: Alonso Correa (PER) vs. Rafael Barbosa (BRA) vs. Ytalo Oliveira (BRA) vs. Takeshi Oyama (BRA)
HEAT 3: Caio Costa (BRA) vs. Rodrigo Saldanha (BRA) vs. Pedro Rian (BRA) vs. Samuel Joca (BRA)
HEAT 4: Douglas Silva (BRA) vs. Cauã Costa (BRA) vs. Santiago Santos (BRA) vs. Artur Silva (BRA)
HEAT 5: Weslley Dantas (BRA) vs. Mateus Sena (BRA) vs. Glauciano Rodrigues (BRA) vs. Nicolas Da Silva (BRA)
HEAT 6: Vitor Ferreira (BRA) vs. Ryan Kainalo (BRA) vs. Michel Roque (BRA) vs. Cauet Frazão (BRA)
HEAT 7: Daniel Templar (BRA) vs. Heitor Mueller (BRA) vs. Isaias Souza (BRA) vs. Jonatan Santos (BRA)
HEAT 8: Gabriel Klaussner (BRA) vs. Israel Junior (BRA) vs. Emanuel Rodrigues (BRA) vs. Argus Diniz (BRA)
QUARTAS DE FINAL FEMININO
HEAT 1: Silvana Lima (BRA) vs. Monik Santos (BRA)
HEAT 2: Vitoria Carneiro (BRA) vs. Ariane Gomes (BRA)
HEAT 3: Nalanda Carvalho (BRA) vs. Larissa Santos (BRA)
HEAT 4: Ana Luiza Do Nascimento (BRA) vs. Juliana Santos (BRA)

 

Onde assistir

O Circuito Banco do Brasil de Surfe – Etapa BB Seguros – Fortaleza – CE faz parte da segunda edição do Festival Tamo Junto BB, e contará também com a disputa das últimas etapas do Circuito Banco do Brasil de Skate Vertical – Vert Battle, Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e Circuito Banco do Brasil de Corridas, além da Arena Gamer, com diversas ativações, incluindo interação do público com influenciadores da W7M, e da programação musical.

A entrada para prestigiar as competições esportivas e curtir as atividades diurnas é gratuita, mediante retirada de ingresso e apresentação de 1kg de alimento não perecível, na Eventim. Os ingressos para os shows podem ser adquiridos também na Eventim, com condições exclusivas para clientes do Banco do Brasil com cartões BB. A programação completa, com as modalidades esportivas, horários e todas as atrações musicais, está disponível no site Tamo Junto BB e no perfil oficial no Instagram @festivaltamojuntobb.