Surf e o medo | Com Carlos Burle, Rodrigo Koxa, Raquel Heckert e Maria Gabriela Carreiro

Surf e o medo | Com Carlos Burle, Rodrigo Koxa, Raquel Heckert e Maria Gabriela Carreiro

Ei, você aí! Você mesmo… Aí em casa, tentando controlar as quatro mil, seiscentas e setenta caraminholas que sua cabeça está produzindo nesses dias de completa incerteza e apreensão. Já percebeu que, mesmo impedido de surfar, você nunca esteve tão próximo de um caldo de proporções completamente desconhecidas?

Pois é com a sensação de estar caindo do lip para o completo inesperado que estamos tendo que lidar nesses dias. Por isso, Junior Faria, Carolina Bridi e Raphael Tognini conversam neste episódio do Surf de Mesa sobre como lidamos com o medo no surf. Para chegar até o outside, onde há visão privilegiada das bombas que estão por vir, três surfistas de ondas gigantes se juntam à discussão. Carlos Burle, Rodrigo Koxa e Raquel Heckert contam como aprenderam a lidar com o medo e como é possível transpor essa habilidade para outras áreas da vida em território seco como o que vivemos atualmente. Árido, para ser mais preciso.

E para fazer a relação dos desafios dos surfistas com o que encaramos na vida pessoal em tempos de quarentena, Maria Gabriela Carreiro, psicóloga clínica e esportiva, esclarece os conceitos que fazem parte dessa reação totalmente humana e instintiva que é o medo. Uma conversa que passa pelo equilíbrio entre controle e entrega, exatamente como quando você sabe que, no mar, rodando em um turbilhão de água, espuma e força da natureza que somos incapazes de controlar, o melhor é não se debater nem resistir. Mas reconhecer, tentar se preparar, lançar mão dos recursos disponíveis e ir no fluxo para não se machucar ou sofrer o mínimo possível.

Então, se você está precisando de inspiração pra passar essa arrebentação e aguentar quantas ondas vierem na cabeça sem falhar na apneia, dá o play aqui ó:

Além do Spotify, você também pode ouvir o Surf de Mesa nas plataformas iTunes, Google Podcasts, Deezer e Spreaker.

E aqui o link citado no episódio:

Vídeo do NYT mostrando a visão por dentro de um hospital no epicentro da pandemia de coronavírus.