Greg Noll e o surf em ondas grandes

CULTURA

Greg Noll é considerado um dos pioneiros do surf em ondas grandes e foi uma das primeiras pessoas a enfrentar as ondas de Waimea, no Havaí.

Apelidado de "Da Bull" (O Touro), Noll cravou seu nome na história durante as décadas de 50 e 60, época em que ainda se usavam as pesadas pranchas de madeira balsa.

Com sua icônica bermuda listrada, estrutura corporal fortíssima e uma base agressiva na prancha, surfou mares que poucos tinham coragem ou capacidade.

Ao mesmo tempo que Greg ampliava os limites do surf no mundo, ele também era shaper da sua própria marca, a Greg Noll Surfboards.

Em 1969, em Makaha, Havaí, Noll surfou uma onda de aproximadamente 35 pés que durante anos foi considerada a maior onda surfada.

Greg surfou a onda até a base, mas logo ela fechou e o surfista tomou um dos seus piores caldos. Segundo o próprio surfista, parecia que uma montanha havia surgido atrás dele.

Sua prancha foi levada pela onda e ele foi arrastado alguns quilômetros pela correnteza até conseguir sair da água. Segundo outros surfistas da época, apenas ele podia sobreviver a essa situação.

Após esse mar histórico, Greg deixou de lado a busca pelas maiores ondas, mas não abandonou o surf e continuou produzindo as Greg Noll Surfboards.

Greg Noll morreu em 2021, aos 84 anos, e ainda em vida se tornou um grande ícone do surf. Você pode conhecer um pouco mais da sua história no documentário Riding Giants.

Estrela negra

tipo mídia de surf, só que mais legal

Mais sobre pranchas

no podcast Surf de Mesa

Estrela negra
Ícone preto do Instagram

Imagens | Reprodução

Mais sobre surf

Siga a Flamboiar!