Com a grande variedade de tipos de pranchas disponíveis hoje, é importante saber por onde começar na hora de escolher o equipamento certo para seus objetivos no surf.
Existem dois fatores principais que definem o rumo dessa escolha: 1. Condição física 2. Condição técnica do surfista.
O melhor a fazer é compreender qual sua verdadeira condição física e fazer de tudo para encontrar uma noção honesta sobre seu nível técnico no surf.
Nível de evolução e objetivos mudam ao longo do tempo, mas esses dois parâmetros não perdem relevância. Vale sempre voltar a se questionar sobre eles para continuar fazendo escolhas certas de prancha.
Um terceiro fator importante a se levar em conta na escolha da sua prancha é o tipo de onda que você costuma surfar.
É importante ter em mente que talvez a prancha que você quer surfar nunca será a ideal para o lugar onde você surfa. Essa é uma verdade inconveniente que, muitas vezes, é ignorada.
Por isso, depois de conhecer sua condição física e técnica, considere como fator decisivo a onda que você pretende surfar para saber o que é possível fazer em um mar com aquelas características.
Por fim, se você quer a melhor prancha possível para se divertir ao máximo dentro desses três parâmetros, tenha em mente que uma prancha sob medida atende suas características de forma personalizada.
E, nessa hora, você não precisa chegar com todas as respostas. O que precisa é ter honestidade sobre suas dificuldades e objetivos, contando para o shaper o que você espera do seu surf.
As relações saudáveis entre shapers e surfistas acontecem quando os dois conversam e, juntos, geram a prancha para um objetivo em comum: o melhor surf possível.
Se a prancha que você quer é a melhor para surfar naquele momento, felicidade instantânea. Mas talvez não seja, e tudo bem. É um processo. E passar por cima disso é prejudicial ao seu próprio surf.