bodyboard, morey boogie e os

50 anos da prancha de surf mais popular do mundo

A prancha de surf mais popular do mundo é um pedacinho retangular de espuma. Pode ser usada por pirralhos a milanesa e também nas ondas mais perigosas por surfistas que desafiam situações extremas

Renan Faccini. Foto: @rudolphlomax

“O mundo é um lugar antiquado para mim. Tudo o que vejo pode ser melhorado”

O Morey Boogie foi criado pelo músico, engenheiro, surfista e inventor Tom Morey, em 1971.

Nascido em detroit,

aprendeu a surfar aos 9 anos em um surf mat, quando a família foi para a Califórnia. Pegou sua primeira onda em pé aos 15 e aos 18 era um dos melhores surfistas da época.

tocava bateria e tinha duas bandas de jazz.

Entrou na faculdade de Música, surfava entre Laguna e Malibu, foi salva-vidas e trabalhou na Disney, até que se formou em Matemática e…

...enquanto tentava criar uma prancha de papelão, inventou por acaso esse chapéu aqui, que se tornaria tendência na Los Angeles da época e depois em festinhas populares ao redor do mundo até hoje.

Mais tarde, enquanto era engenheiro na indústria de aviação, teve acesso a materiais que depois viria a utilizar em experiências no design de pranchas de surf quando montou uma surf shop em Ventura.

Para promover seu negócio, criou o 1º concurso profissional de surf. E, depois, um campeonato de noseriding em que vencia quem passasse mais tempo com o pé no bico da prancha.

Criou uma prancha que dobrava, um substituto para parafina e um sistema de quilhas removíveis, até que se mudou para o Hawaii em 69, onde tocava jazz no restaurante mexicano administrado pela mulher.

Queria experimentar algo entre um surf mat e uma prancha. Algo macio, leve e barato, mas com desempenho de uma prancha de surf para sentir as nuances da onda.

foi por lá que decidiu:

Pegou espumas na garagem, descobriu que podia moldar com o ferro de passar roupa sem derreter se usasse uma folha de jornal, e criou uma prancha curta, larga, de bico quadrado e borda afiada.

Segurou com a mão no bico quadrado e a borda afiada cortou a onda. Pela primeira vez, sentiu a onda através da espuma e, em 71, aos 35 anos, sabia que tinha criado algo grande.

Marchia, então grávida de 8 meses.

E a novidade foi batizada de Morey Boogie em homenagem ao despretensioso ritmo de jazz boogie-woogie.

A segunda pessoa a surfar na nova prancha foi sua esposa, 

Tempos depois, resolveu testar a comercialização anunciando numa revista por 37 dólares - sua idade na época. E no final dos anos 70, já eram comercializados mais de 80 mil Morey Boogies.

Tom odiava o termo bodyboard,

que estourou nos anos 80, tornando-se a forma de surf mais democrática do mundo. Por isso, aqui a gente prefere chamar essa incrível invenção pelo seu nome de batismo.

“O sentido da vida é ir na onda”

Morey Boogie! Porque como dizia seu criador:

Tom Morey morreu aos 86 anos no dia 14 de outubro de 2021.

saiba mais sobre

tom morey

neste episódio do podcast Surf de Mesa

sobre bodyboard

nessa entrevista com Renan Faccini

e sobre surf

no site da Flamboiar

Imagens: Arquivo Tom Morey e @rudolphlomax