Sophia Medina e Luan Wood campeões do QS na Praia da Vila

Sophia Medina e Luan Wood campeões do QS na Praia da Vila

Brasileiros conquistaram o título da etapa em finais equilibradas contra Daniella Rosas e Lucas Vicente

A etapa Imbituba do Circuito Banco do Brasil de Surfe encerrou neste domingo de sol e praia cheia, definindo os campeões do evento que deu início ao calendário 2026/27 do QS South America.

Os brasileiros Sophia Medina e Luan Wood foram campeões, somando 6.000 pontos na corrida pelo título sul-americano e pela vaga no Challenger Series (CS) de 2027/28, e levando 10 mil dólares de premiação.

O evento foi marcado por performances avassaladoras durante toda a janela, com 29 notas de critério excelente (acima de 8.00 pontos), algo incomum em uma competição de Qualifying Series, o que mostra a potência e qualidade das ondas da Praia da Vila.

Sophia Medina é campeã do Circuito Banco do Brasil de Surfe - Etapa Imbituba_ Créditos_WSL- Marcio David

Sophia Medina é campeã do Circuito Banco do Brasil de Surfe em Imbituba. Foto: WSL/Marcio David

 

Sophia levou Brasil ao topo do pódio

Após um sábado de high scores na Praia da Vila, o domingo amanheceu com séries mais demoradas nas esquerdas do canto da pedra. As semifinais femininas abriram o dia e, após a definição dos finalistas no masculino, a final feminina colocou Sophia Medina e Daniella Rosas frente a frente.

Com as finais disputadas em 45 minutos, a peruana entrou na água defendendo o título conquistado no ano anterior, enquanto Sophia buscava não só seu melhor resultado recente no QS, mas também um passo importante rumo à classificação para o Challenger Series 2027/28.

Daniella Rosas é vice-campeã do Circuito Banco do Brasil de Surfe - Etapa Imbituba_ Créditos_WSL- Marcio David

Peruana Daniella Rosas é vice-campeã do Circuito Banco do Brasil em Imbituba. Foto: WSL/Marcio David

Dani abriu a bateria assumindo a liderança logo nos primeiros minutos, enquanto Sophia apostou na estratégia da paciência pelas melhores da série. A brasileira só fez sua primeira escolha de onda após quase 30 minutos de bateria. Restando 16 minutos para o fim, fez 6.67 pontos e assumiu o controle da disputa. Precisando de pouco para ampliar, ela encontrou uma nova oportunidade e trocou sua segunda nota a oito minutos do término, consolidando a vantagem.

A vitória marca o retorno de Sophia ao lugar mais alto do pódio no QS (o terceiro da carreira da atleta). Um início de temporada com peso, de potencial definidor na corrida pelo ranking sul-americano.

Com vitória na primeira etapa, Sophia Medina lidera ranking sul-americano da WSL. Foto: WSL/Marcio David

“Tenho muito respeito pela Dani. Fazer uma final com uma grande amiga é especial. Antes de vir pra cá, duvidei de mim, mas segui trabalhando e encontrei força na fé. O mar estava difícil, precisei ter paciência e escolher bem as ondas”, celebrou a campeã. “Lá dentro, as decisões são suas. Aprendi errando e competindo, ganhando experiência a cada evento”.

Sophia falou ainda sobre Imbituba ter sido especial na carreira de seu irmão, Gabriel Medina, que venceu um QS nas mesmas ondas da Praia da Vila aos 17 anos em 2011.

“Na entrada, ouvi: ‘igual ao teu irmão, agora vai’. E isso ficou na minha cabeça. Esse campeonato é um recomeço. Acho que virou a chave e sigo focada no trabalho”, disse.

Luan Wood comemora o título do Circuito Banco do Brasil de Surfe - Etapa Imbituba_ Créditos_WSL- Marcio David

Luan Wood comemora título do Circuito Banco do Brasil de Surfe em Imbituba. Foto: WSL/Marcio David

 

Final masculina 100% catarinense

Na decisão masculina, um duelo catarinense e uma história compartilhada desde as categorias de base entraram em cena. De um lado, o local da Joaquina, Lucas Vicente, campeão mundial Pro Junior em 2019 e integrante do CS em 2025. Do outro, o local da Praia do Matadeiro, Luan Wood, campeão catarinense em 2019 em busca de sua primeira vitória no Circuito Banco do Brasil.

Os dois surfistas cresceram juntos dentro d’água e também viveram juntos o momento mais decisivo do evento, levando para a final experiência e conhecimento profundo das condições do mar.

Lucas Vicente é vice-campeão do Circuito Banco do Brasil de Surfe - Etapa Imbituba_ Créditos_WSL- Marcio David

Lucas Vicente é vice-campeão da etapa Imbituba. Foto: WSL/Marcio David

A final masculina, com séries mais frequentes, ficou bem equilibrada com notas na casa dos 6.00 pontos para os dois lados na primeira metade do confronto. Luan se garantiu na liderança com um 7.00 e levou a final de alto nível técnico com uma diferente de pouco mais de meio ponto no somatório, encerrando o dia de disputas na Praia da Vila.

Luan Wood assume a liderança do ranking sul-americano com a vitória em Imbituba_ Créditos_WSL-Marcio David

Luan Wood é líder do ranking sul-americano com a vitória em Imbituba. Foto: WSL/Marcio David

O resultado marca o segundo título de Luan Wood em etapas do QS.

“Ainda não caiu a ficha de que eu sou campeão de um QS 6.000, mas está caindo. Estou muito feliz. É um campeonato muito difícil de ganhar, com 96 competidores e tops do mundo”, comemorou.

Jadson André repete o resultado de 2025 e termina em terceiro lugar no Circuito Banco do Brasil de Surfe - Etapa Imbituba_ Créditos_WSL- Marcio David

Jadson André repetiu resultado de 2025 e terminou em 3º lugar na etapa Imbituba. Foto: WSL/Marcio David

O caminho até a decisão nas semifinais femininas

No retrospecto até as finais, a primeira semifinal feminina foi marcada por tensão do início ao fim no início da manhã de domingo na Praia da Vila. Sophia Medina garantiu a classificação para a final após um duelo equilibrado contra a argentina Victoria Muñoz Larreta, um dos principais nomes da nova geração sul-americana.

Com condições mais lentas e séries demoradas no início da bateria, a brasileira aproveitou uma das melhores oportunidades da série para registrar 7.33 pontos. Faltando 40 segundos para o término, Victoria encontrou uma última oportunidade mais próxima da bancada, levantando a expectativa de virada, mas por 30 décimos, a nota 4.47 não foi suficiente para alterar o resultado. Com isso, Sophia Medina confirmou presença na  final e garantiu o Brasil na decisão em Imbituba.

Sol Aguirre é parada pela compatriota Daniella Rosas (PER) nas semifinais em Imbituba_Créditos_WSL- Marcio David

Sol Aguirre é parada pela compatriota Daniella Rosas nas semifinais. Créditos: WSL/Marcio David

A definição da segunda finalista também veio após o soar da buzina. Em mais uma bateria decidida nos instantes finais, Daniella Rosas superou Sol Aguirre ao encontrar a virada nos últimos segundos.

E nas semifinais masculinas

Nas semifinais masculinas, Lucas Vicente foi dominante do início ao fim e garantiu sua posição na decisão ao bater Rafael Teixeira, que vinha mantendo regularidade ao longo de toda a competição.

A segunda semi masculina veio em clima de final antecipada ao colocar frente a frente dois surfistas que vinham acumulando high scores durante o evento: Jadson André e Luan Wood. Luan encontrou seu ritmo na segunda metade do confronto, encaixando duas boas ondas e deixando Jadson precisando de 8.16 nos dez minutos finais.

Semifinalista também em 2025, quando terminou em terceiro lugar após ser superado apenas pelo campeão da etapa Matheus Navarro, Jadson voltou a pressionar na reta final. Mas Luan elevou o nível com um 8.33 a oito minutos do término, ampliando para 9.66 a exigência de nota para o potiguar.

No duelo entre o frontside de Jadson contra o backside de Luan, o catarinense fechou com 15.66 pontos no somatório final e carimbou sua vaga na decisão, mesmo com uma excelente onda de Jadson que arrancou 8.30 dos juízes, acumulando sua sexta nota excelente durante o evento.

Campeão mundial de moto aquática, Bruno Jacob voa alto na Praia da Vila_Créditos_ WSL-Marcio David

Campeão mundial de moto aquática, Bruno Jacob voa alto na Praia da Vila. Foto: WSL/Marcio David

Praia cheia e muita atividade fora d’água

Depois de um final de sábado memorável com shows de Dazaranha, The Cosmic Surfer e Gui Heleodoro + Origem, a Praia da Vila continuou celebrando o surf sul-americano. O campeão mundial Bruno Jacob voltou para dentro d’água com sua moto aquática para mais um espetáculo de manobras e voos incríveis. Enquanto na areia continuavam rolando aulas de Beach Tennis e de altinha oferecidas pelo Banco do Brasil.

A próxima etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe desembarca em São Paulo. De 30 de abril a 3 de maio, a Praia de Itamambuca, em Ubatuba, recebe a etapa 4.000 do QS.

Neste ano, o Banco do Brasil celebra 35 anos de apoio ao esporte, destacando o surf como modalidade alinhada aos seus valores de conexão, inclusão e sustentabilidade. Em parceria com a WSL, o Circuito Banco do Brasil de Surfe se consolidou como uma das principais plataformas de desenvolvimento da modalidade no país, abrindo caminho para atletas alcançarem o cenário internacional. O circuito está ainda mais robusto em 2026, reunindo alguns dos principais nomes do surf sul-americano em picos tradicionais do Brasil com o slogan “Pra Quem Sonha Grande!”.

RESULTADOS FINAIS

CIRCUITO BANCO DO BRASIL DE SURFE – ETAPA IMBITUBA

SEMIFINAIS FEMININO

Bateria 1: Sophia Medina (BRA) 8.83 x Victoria Muñoz Larreta (ARG) 8.54

Bateria 2: Daniella Rosas (PER) 10.77 x Sol Aguirre (PER) 10.44

FINAL FEMININO

Bateria 1: Sophia Medina (BRA) 11.17 x Daniella Rosas (PER) 9.50

SEMIFINAIS MASCULINO

Bateria 1: Lucas Vicente (BRA) 13.33 x Rafael Teixeira (BRA) 3.84

Bateria 2: Luan Wood (BRA) 15.66 x Jadson Andre (BRA) 14.30

FINAL MASCULINO

Bateria 1: Luan Wood (BRA) 13.67 x Lucas Vicente (BRA) 13.10

Sobre o autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *