A quarta etapa do Circuito Banco do Brasil chegou ao fim neste domingo em Guarapari. Na estreia do Espírito Santo no calendário do QS, a Praia d’Ulé entregou quatro dias de momentos emocionantes dentro e fora d’água, da primeira à última bateria.

Jadson André e Laura Raupp foram os campeões dessa etapa histórica ao vencerem Rodrigo Saldanha e Silvana Lima nas finais marcadas pela disputa de gerações com resultados muito equilibrados.

Silvana Lima surfando na final do Circuito BB Guarapari. Foto: Pedro Paiva/WSL

Silvana Lima. Foto: Pedro Paiva/WSL

Silvana Lima faz recordes femininos da etapa nas semifinais

O dia começou com a disputa entre Bela Nalu e Laura Raupp, que se manteve mais ativa na bateria e seguiu para sua quinta final de QS no ano. Com uma participação de destaque na etapa, Bela não só garantiu seu melhor resultado do ano até o momento, como somou pontos importantes para subir no ranking.

Na sequência, Silvana Lima e Sophia Medina protagonizaram um duelo de gerações colocando pressão total em cada onda surfada. Silvana avançou para sua terceira final do ano, registrando a maior nota (7.83) e o melhor somatório da etapa (12.66). Sophia, que esteve mais focada no Challenger Series durante 2025, fez sua melhor participação do ano no QS.

Rodrigo Saldanha surfando na final do Circuito BB Guarapari. Foto: Pedro Paiva/WSL

Rodrigo Saldanha. Foto: Pedro Paiva/WSL

Disputa de gerações nas semifinais masculinas

Gabriel Klaussner e Jadson André, dois destaques dessa etapa, abriram a semi do masculino. A primeira onda da bateria só foi surfada com mais de 15 minutos corridos de bateria e a disputa rolou intensa nos últimos 10 minutos. Jadson avançou para sua primeira final do ano e Gabriel terminou com seu melhor resultado da temporada.

A segunda semi foi entre Rodrigo Saldanha e Michael Rodrigues, que movimentaram a bateria desde os primeiros minutos. Michael seguiu sua sequência de boas notas no evento e liderou durante quase toda a semi. Mas faltando apenas 50 segundos, Rodrigo tirou um 7.17 com um aéreo rodando para ouvir, da areia, o resultado que garantiu sua virada sobre Michael, detentor do recorde de nota do evento (um 9.83 no Round dos 32).

Laura Raupp surfando na final do Circuito BB Guarapari. Foto: Pedro Paiva/WSL

Laura Raupp. Pedro Paiva/WSL

Duelo clássico na final feminina

A final feminina foi protagonizada por Laura Raupp e Silvana Lima, dobradinha que já virou um clássico das fases finais do QS sul-americano. Esta foi a 7ª vez que as duas se enfrentaram no circuito de acesso nesse ano. A final marcada por momentos de alternância no primeiro lugar terminou com Laura confirmando a incrível fase que está passando em 2025. Com o resultado, ele passa a liderar o ranking do QS.

Jadson Andre surfando na final do Circuito BB Guarapari. Foto: Pedro Paiva/WSL

Jadson André. Foto: Pedro Paiva/WSL

Jadson André de volta ao pódio após seis anos

No masculino, a final foi disputada onda a onda entre Rodrigo Saldanha e Jadson André. Com diferentes abordagens de como surfar uma onda, os dois travaram um duelo emocionante que só teve o resultado anunciado quando já estavam na areia. Rodrigo saiu com seu melhor resultado no circuito e Jadson, que já vinha flertando com a vitória desde a etapa de Imbituba, venceu uma etapa do QS depois de seis anos sem chegar ao topo do pódio.

Depois da etapa inédita no Espírito Santo, o Circuito Banco do Brasil segue para a Praia do Futuro em Fortaleza, Ceará. De 12 a 14 de dezembro rola o QS 2.000 durante o festival de esportes e música Tamo Junto BB.