Triunfo de favorito e domínio de cearenses marcam o penúltimo dia do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025
O segundo dia da Etapa BB Seguros Fortaleza preparou o palco para o Finals Day, prometendo grandes confrontos e a definição de pontos importantes para o ranking do QS sul-americano. Hoje teve estreia dos surfistas pré-classificados na competição masculina, no Round dos 32. Em seguida, rolaram as baterias das quartas de final feminina. E os homens voltaram para a água nas oitavas de final masculina.
O Finals Day acontece neste domingo (14), com chamada programada para às 8h. O evento terá reinício com as quartas masculinas, seguidas das semifinais femininas e masculinas, respectivamente, antes das grandes finais que encerram a temporada 2025 do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025.
Weslley Dantas campeão do Circuito Banco do Brasil
Weslley Dantas, o atual líder do ranking QS sul-americano, conquistou o título de campeão do Circuito BB de Surfe 2025 de forma antecipada ao avançar para o Round dos 16. O atleta de 27 anos, natural de Ubatuba, foi consistente durante toda a temporada. Seu surfe progressivo proporcionou resultados significativos em todas as etapas do circuito.
“King Dantas” confirmou o título após o fim de sua bateria de estreia no Round dos 32 Masculino, na Praia do Futuro. Com a eliminação precoce do vencedor da etapa anterior, Jadson André, na primeira bateria do dia, Dantas precisava apenas garantir sua classificação para a próxima rodada. Conectado com prancha e mar, abriu sua participação completando dois aéreos e levando a maior nota (7.17) do masculino neste sábado.
Weslley Dantas está cada vez mais próximo de carimbar pela primeira vez o seu passaporte para o Challenger Series, a divisão de acesso à elite do surf mundial. Apesar de já ter vencido três etapas do QS na temporada 2025/2026, Dantas agora busca, em Fortaleza, sua primeira vitória no circuito para coroar seu domínio no lugar mais alto do pódio.
“Já venho há alguns anos tentando ser campeão do Circuito Banco do Brasil de Surfe, sonhando com isso e, hoje, eu consegui me consagrar. Eu sei que também a minha hora vai chegar na elite mundial do surf. Eu estou no meu ‘prime’, no meu melhor momento, então é só focar e continuar treinando, com o apoio dos meus patrocinadores. Agora está tudo conectado, tudo dando certo, é só esperar o tempo e esperar acontecer”, celebrou o campeão.
Semifinais femininas 100% cearense
O Finals Day será totalmente local na competição feminina. As quatro surfistas que disputarão as semifinais são naturais do estado do Ceará. Silvana Lima e Vitória Carneiro se enfrentarão na primeira bateria, enquanto Larissa dos Santos e Juliana dos Santos travam o segundo duelo na etapa.
A duas vezes vice-campeã mundial e favorita ao título, Silvana Lima, que busca uma vitória inédita no circuito, garantiu presença em seu terceiro Finals Day consecutivo. Com estratégia e confiança, ela virou sobre a pernambucana Monik Santos nos minutos finais das quartas de final. Já Vitória Carneiro fez boas escolhas de ondas e se manteve na liderança do início ao fim da bateria. Filha do surfista profissional Duda Carneiro, Vitória enfrentará sua grande ídola e inspiração pela primeira vez, no quintal de casa, em um duelo marcante entre gerações do surf cearense.
“Eu só quero ser um exemplo não só para as meninas, mas para os meninos também, de superação, de querer independentemente da idade. O que importa é ter o espírito jovem, acreditar, se alimentar bem e focar nos treinos. Isso é que eu quero mostrar para todo mundo. Eu tô aqui para mostrar que a mulherada pode, é só querer que a gente consegue. É um exemplo, né? Eu ainda estar aqui com 41 anos dando um duro na nova geração”, riu Silvana.
A surfista local de 27 anos, Larissa dos Santos, garantiu sua vaga na semifinal com o recorde de nota da etapa até agora (8.00), enquanto Juliana dos Santos venceu sua bateria das quartas com o melhor somatório (12.50) da competição feminina.
“O surfe cearense está em um nível altíssimo. Dentro do circuito brasileiro, as cearenses estão ‘quebrando’ e estão sempre lá na ponta do ranking. Então, estou muito feliz de ver que teremos apenas cearenses no Finals Day feminino. Com certeza vai ser show de surf. Esse campeonato é super importante para a galera e o surf local. Espero que todos estejam curtindo essa ‘terrinha’”, disse Juju.
Os cearenses Cauã Costa e Michel Roque avançam na competição
A torcida na Praia do Futuro teve motivos de sobra para vibrar logo cedo, com a performance dos atletas locais no Round dos 32 Masculino. O embaixador da Etapa BB Seguros Fortaleza, Cauã Costa, estreou com vitória na competição. Por já estar pré-classificado, o surfista não precisou competir nas primeiras duas rodadas e fez sua primeira aparição na quarta bateria do dia, mostrando por que é um dos grandes nomes do surf nacional.
“Quero agradecer pela oportunidade de voltar aqui para a minha ‘terrinha’. A Praia do Futuro foi uma escola para mim, desde o início da minha carreira no surf. Tenho bons momentos aqui nessa praia e poder voltar em um evento tão grande como esse é muito satisfatório, dá para ver um pouco da colheita. Estou muito feliz em ter avançado com a minha família toda me assistindo, isso é o mais importante”, compartilhou, após vencer sua primeira bateria do dia.
Outro nome que vem garantindo um verdadeiro show de aéreos, fortes rasgadas e finalizações certeiras é o veterano Michel Roque. Aos 41 anos, ele tem impressionado a todos com o seu condicionamento físico e leitura de onda. No domingo (14), o cearense enfrentará o bicampeão sul-americano Pro Junior da WSL e promessa do surf brasileiro, Ryan Kainalo.
“Foi uma bateria bem difícil contra o Campeão do Circuito (Weslley Dantas) e os ‘moleques’ sinistros. Fico muito feliz de ter passado em primeiro. Eu estou muito feliz de competir no último dia do evento, vou continuar fazendo meu trabalho, pegando as ondas e completando boas manobras. Estou surfando em casa e com a minha prancha favorita, graças a Deus está dando certo”, disse Roque.
Ativações gratuitas e campeonato de altinha movimentam as areias da Praia do Futuro
A programação de atividades gratuitas nas areias da Praia do Futuro neste sábado começaram antes mesmo da ação no surf. Rolaram aulas funcionais, de Beach Tennis, de Surf, de Yoga Ayo e Power Club, além de Futmesa e Clínica de Altinha.
Aconteceu também o Campeonato de Altinha, com a presença da heptacampeã mundial de futevôlei, Natália Guitler.
“O surf é um esporte que eu fiz muito na adolescência e gosto muito, está sendo um prazer acompanhar de perto não só a etapa, mas também a altinha que é algo super conectado com ambiente de praia, surf e futevôlei. Fui também na etapa do QS em Saquarema e espero prestigiar mais etapas ano que vem, eu tô adorando”, disse.
Outro ponto alto do dia foi o programa WSL Novas Ondas, que acontece em todas as etapas do Circuito Banco do Brasil de Surfe. Com propósito social, a ação conecta as crianças da região com o esporte, aproximando projetos locais e ídolos. Hoje teve bate-papo com os competidores Silvana Lima, Larissa Santos e Gabriel Klaussner. Além do encontro emocionante com o Instituto Povo do Mar, também aconteceu uma sessão de surf para os jovens cearenses.
O Festival de Esportes & Música Tamo Junto BB 2025 vai ainda muito além das ondas. O evento continua com os campeonatos de skate, vôlei de praia e e-sports. E, para encerrar a programação do dia, rolam shows de música no Marina Park, no centro da cidade de Fortaleza.


