Como funciona a etapa que decide os campeões mundiais de surf

wsl finals

Pelo segundo ano consecutivo, o WSL Finals, que decide os títulos mundiais de surf, será realizado nas ondas de alta performance de Lower Trestles, em San Clemente, na Califórnia.

A disputa acontece no sistema mata-mata entre 4 surfistas que ocupam do 5º ao 2º lugar. Quem chegar à final, disputa o título com o 1º colocado do ranking em uma melhor de três.

Todas as baterias acontecem em um mesmo dia: aquele que tiver as melhores condições de ondas dentro da janela que vai de 8 a 16 de setembro.

Três brasileiros estão na disputa pelos títulos em 2022.

Filipe Toledo e Italo Ferreira no masculino, e Tatiana Weston-Webb no feminino.

Neste ano, a batalha no masculino começa com uma reedição da final olímpica de Tóquio 2020, com Italo enfrentando o japonês Kanoa Igarashi. Quem vencer, pega o 3º colocado do ranking, Ethan Ewing.

Quem passar, desafia o vice-líder, o australiano Jack Robinson. E o ganhador da terceira bateria decide o título mundial de 2022 com Filipe Toledo, que estará surfando no quintal de casa.

Na categoria feminina, a briga começa com a heptacampeã mundial, Stephanie Gilmore, enfrentando Brisa Hennessy. A ganhadora já encara a 3ª colocada, a vice-campeã mundial Tati Weston-Webb.

Quem passar, pega a vice-líder do ranking, Johanne Defay, para definir a adversária da havaiana Carissa Moore na decisão do título, também em uma melhor de três baterias.

As disputas pelos títulos mundiais de surf masculino e feminino serão transmitidas ao vivo no site da WSL, Globoplay e SporTV.

Estrela negra

tipo mídia de surf, só que mais legal

Outros stories

sobre surf

Estrela negra
Ícone preto do Instagram

Mais sobre surf

Siga a Flamboiar!

Fotos: WSL via Getty Image