Começou nesta quinta-feira, 23 de junho, a etapa brasileira do mundial de surf da WSL. Saquarema recebe o CT depois de dois anos de hiato devido aos cancelamentos decorrentes da pandemia.
A 8ª etapa abre a reta final da temporada 2022 e é fundamental na definição dos top-5 dos rankings feminino e masculino que disputam o título em Trestles, na Califórnia, durante o Finals, em setembro.
Até agora, dois brasileiros estão no top-5. Filipe Toledo, que lidera o ranking, e Italo Ferreira, em 4ª posição. Mas ao todo, 12 surfistas formam a seleção brasileira que disputa a etapa em Itaúna.
No masculino, também estarão na etapa de Saquarema Gabriel Medina, Caio Ibelli, Jadson André e os irmãos Miguel e Samuel Pupo, além do wildcard João Chianca e outros três convidados...
Yago Dora e Michael Rodrigues substituem Kelly Slater e John John Florence, que estão machucados. E Mateus Herdy complementa o time ao substituir Barron Mamiya, ausente por motivos de saúde.
No feminino, Tatiana Weston-Webb segue sendo a única representante brasileira, e depende de um bom resultado para tentar continuar na briga pela entrada no top-5.
Com boas previsões de onda, as disputas acontecerão diante de uma das maiores estruturas de evento de surf no Brasil, com mais de 3 mil metros quadrados de área construída.
Filipe Toledo, que lidera o ranking e já venceu 3 dos 5 eventos Oi Rio Pro, nos anos de 2015 na Barra da Tijuca, e 2018 e 2019 em Saquarema, é o favorito da etapa.
Para quem não vai assistir as disputas direto das areias de Itaúna, é possível acompanhar as transmissões ao vivo pelo site ou aplicativo da WSL, ou pela Globoplay e SporTV.