FILME DE SURF
Assista Bárbara Müller em My Escape, com direção de Bruno Tessari
Arranha-céus de Balneário Camboriú. Fragmentos de solidão. Frames detalhados de memória. Um olhar sobre a cidade, "onde é meu coração", diz ela.
E então Bárbara Müller renasce na volta ao mar ao conseguir furar sua própria bolha de isolamento. Aquela em que tinha entrado quando uma lesão na coluna a deixou longe do surf por 5 meses em um estado pouco comum para quem a conhece.
My Escape, filme de Bruno Tessari apresentado pela Vans e lançado com exclusividade aqui na Flamboiar, começou a ser filmado em março de 2023, antes da lesão. Mas um mês após as filmagens, uma fratura na coluna levou a uma hérnia de disco e duas protusões.
Como consequência, na esteira do longo processo de recuperação veio uma intensa autocobrança e a falta de sentido. "Nada me deixava feliz". Bárbara se fechou. E quando se fala em Bárbara, isso não é nada trivial. Algo estava muito fora do lugar, e não estamos falando da coluna.
O que vem depois é uma bela história de fuga e reencontro de Bárbara com o surf em uma viagem com a melhor amiga, Chantalla Furlanetto, a ídola Jacqueline Silva, e outras seis mulheres para caçar ondas em Mentawai durante 12 dias a bordo.
Comprometimento com o surf, uma tiração de onda sem fim e a capacidade que o surf tem de resgatar sentidos são algumas das mensagens que estão contidas nos contrastes guardados pelo filme.
Não dá pra deixar passar também uma história paralela que percorre tudo isso: 9 mulheres 13 dias convivendo em um barco, zero atrito, zero discussão. A rivalidade feminina é lenda urbana, e a energia de duas amigas faz todo mundo se unir e as feridas curarem. No fim, restam só as belas cicatrizes e boas história para contar.