prancha fish

a história da

Tipo mídia de surf, só que mais legal

Nem toda biquilha swallow é uma prancha fish. Mas, então, quais características definem o modelo que transformou a relação do surfista com a prancha, dando origem à visão que moldou o surf moderno?

Criada em 1967 por Steve Lis, um então kneeborder de 16 anos em San Diego, Califórnia, foi feita para facilitar a troca de borda ao surfar de joelho em uma prancha menor do que os costumes da época.

Não demorou até que a invenção caísse na mão de amigos. Testando a novidade, eles descobriram que aquela prancha ia muito além do objetivo para o qual havia sido desenhada.

Nessa época as pranchas começavam a diminuir dos mais de 9 pés para algo em torno de 7 pés. Isso dá a dimensão de como a criação de uma 5´7,5 pés era revolucionária para a época.

A Fish tem rabeta swallow com linhas mais curvadas, e pelo menos 19 polegadas de meio. A prancha original criada por Lis tinha 5´7,5 de comprimento, 21 e 1/4 de meio e pouca curva.

Mais que um simples modelo, a fish acabou virando uma ideia e influenciou muito o estilo de surf no sul da Califórnia, onde estas pranchas encontram ondas mais amigáveis.

Enquanto naquela época a fish oferecia a capacidade de trocar de borda mais fácil, hoje o que a faz ainda tão popular é a sensação de deslizar com maciez e velocidade em conjunto com a onda.

Se as monos exigem que o surfista obedeça a onda e as triquilhas permitem o ataque, a fish tem características mais conciliatórias. Como se promovesse um acordo de paz entre surfista, prancha e onda.

Mais sobre surf

Estrela negra

tipo mídia de surf, só que mais legal

Estrela negra
Ícone preto do Instagram

SIGA NO INSTAGRAM

Mais sobre a prancha fish

Imagens: Raphael Tognini e Reprodução

Episódio especial do  podcast Surf de Mesa