Os campeões do 3º Saquarema Surf Festival

A 3ª edição do maior festival de surf da América Latina terminou com 4 vitórias do Brasil e 2 do Peru. Ian Gouveia e Tainá Hinckel foram os campeões do QS 5000 e receberam o Troféu Leo Neves, Gabriel Klaussner e Kalea Gervasi foram os campeões do Pro Junior, e Matias Maturano e Luana Soares do Longboard Pro.

Tainá bateu todos os recordes do feminino nos 3 anos de QS no Saquarema Surf Festival. Numa final muito disputada com Sophia Medina, emendou duas manobras fortes e no crítico da onda, arrancando um 9.50 dos juízes e fechando a bateria com o recorde de 17 pontos.

No QS masculino, Ian Gouveia e Luel Felipe fizeram uma final 100% pernambucana. Com uma sequência de batidas e rasgadas de backside com velocidade, Ian venceu a etapa e assumiu a liderança no ranking regional da temporada 2023/2024 da WSL South America.

No Pro Junior, a peruana Kalea Gervasi começou a final na frente, viu Tainá assumir a ponta faltando 7 minutos para o fim da bateria, mas virou o resultado para 11,60 contra os 11,17 pontos da Tainá, que além de vencer no QS, foi vice no Pro Junior.

No masculino, os finalistas lançaram mão de aéreos, batidas verticais e rasgadas em uma bateria de pontuações equilibradas. Mas ao completar um aéreo full rotation no último minuto da bateria, foi Gabriel quem levou o título da etapa com somatório de 15.87 contra 15.70 do vice Ryan Kainalo.

No longboard, Luana Soares, confirmou o título nas primeiras ondas da final. Em 2º ficou Ayllar Cinti. A etapa finalizou a temporada 2022/2023 do Longboard Pro, que teve Chloe Calmon garantindo o tricampeonato sul-americano antes mesmo da final.

Na final masculina, o paulista Jefson Silva liderou toda a bateria, mas o peruano Matias Maturano reagiu com muita habilidade nas manobras clássicas, saltando do 4º lugar para a primeira vitória de sua carreira.

O domingo teve ainda o Saquarema Legends, bateria especial com surfistas pioneiros da história local do surf. Na disputa entre Rico de Souza, Otávio Pacheco, Mica da Silva e Carlos Mudinho, Mica levou a melhor e recebeu uma prancha especial com a imagem do Leo Neves, fabricada por Leo Neves Jr, filho mais velho do bicampeão brasileiro.

Estrela negra

tipo mídia de surf, só que mais legal

Outros stories

sobre surf

Estrela negra
Ícone preto do Instagram

Mais sobre surf

Siga a Flamboiar!

Fotos: Heusi Action e Daniel Smorigo | Divulgação Saquarema Surf Festival