as finais do surf feminino
A havaiana Moana Jones Wong, de 22 anos, fez história com a vitória na primeira etapa feminina do CT disputada 100% em Pipeline.
Com a vaga de convidada da etapa, no domingo de tubos de 8-10 pés no maior palco do surf, derrotou a bicampeã mundial Tyler Wright nas semifinais e a pentacampeã Carissa Moore na final.
Ela surfa esses tubos desde os 12 anos e já tinha disputado quatro finais de QS em Pipeline. Mas neste domingo disputou sua primeira final no CT, enfrentando as melhores surfistas do mundo.
Pela primeira vez disputando uma etapa de CT, Moana estreou na mesma bateria de Carissa Moore na primeira fase, já batendo o resultado da pentacampeã, que se classificou em segundo lugar.
Depois, passou pela vice-campeã mundial Tatiana Weston-Webb nas oitavas de final e pela australiana Isabella Nichols nas quartas, sempre com uma escolha de ondas impecável nas esquerdas de Pipeline.
No domingo, pegou quatro tubos na semifinal contra Tyler Wright. A bicampeã mundial tirou a maior nota do dia, com 8,83 num tubaço no Backdoor. Porém, foi o único que surfou na bateria.
Em sua primeira etapa do WSL CT, Moana Wong já levou o prêmio máximo de 80 mil dólares, o mesmo recebido por Kelly Slater pela vitória no masculino um dia antes.
A última vitória de uma convidada que não fazia parte das top-17 da elite mundial tinha sido em 2010 com Tyler Wright em Sunset Beach, onde acontece a próxima etapa a partir de sexta, 11 de fevereiro