tipo mídia de surf, só que mais legal
A modalidade OC4 Surf vem ganhando adeptos, conquistando visibilidade e crescendo no Brasil graças ao surgimento de clubes que vêm divulgando sua prática. Mas você conhece o surf de canoa?
Com vertentes espalhadas pelo mundo, a mais difundida é a OC4, praticada em uma canoa havaiana que comporta apenas 4 pessoas devido à maior curva no casco que proporciona mais capacidade de manobra.
Ainda que a maior curvatura torne a OC4 mais potente para o surf do que as canoas havaianas tradicionais, é importante lembrar que uma canoa nunca será tão manobrável quanto uma prancha de surf.
Trata-se de uma modalidade radical, onde o peso da embarcação, a gravidade e a onda geram grande velocidade, assumindo o controle. Por isso, é preciso experiência e cuidado.
As condições propícias se dão em ondas mais amigáveis, preferencialmente em praia com canal e bancada mais afastada. É importante evitar o crowd de surfistas com pranchas e também de banhistas.
Quem pratica, contudo, afirma que o surf de canoa proporciona sensações maravilhosas. Além da adrenalina, um verdadeiro trabalho em equipe e o espírito de camaradagem tornam a experiência especial.
Quer ver de perto? No dia 21/08, o Aloha Spirit de Saquarema terá a modalidade OC4 disputando na categoria Open, ou seja, com formação de equipes aberta a todos os gêneros e idades.
As equipes buscarão ziguezaguear sobre as ondas e fazer acrobacias, como ficar em pé, sentar de costas, plantar bananeira e surfar na ama, aquele braço lateral que dá estabilidade à canoa.
O evento terá ainda Canoa Polinésia/Va’a, Apneia, Stand Up Paddle, Paddleboard, Surfski, Maratona Aquática, Waterman, além de Longboard e SUP Wave, válidas pelo Circuito Brasileiro de Surf.