Já pensou em surfar com uma canoa havaiana?

tipo mídia de surf, só que mais legal

A modalidade OC4 Surf vem ganhando adeptos, conquistando visibilidade e crescendo no Brasil graças ao surgimento de clubes que vêm divulgando sua prática. Mas você conhece o surf de canoa?

Com vertentes espalhadas pelo mundo, a mais difundida é a OC4, praticada em uma canoa havaiana que comporta apenas 4 pessoas devido à maior curva no casco que proporciona mais capacidade de manobra.

Ainda que a maior curvatura torne a OC4 mais potente para o surf do que as canoas havaianas tradicionais, é importante lembrar que uma canoa nunca será tão manobrável quanto uma prancha de surf.

Trata-se de uma modalidade radical, onde o peso da embarcação, a gravidade e a onda geram grande velocidade, assumindo o controle. Por isso, é preciso experiência e cuidado.

As condições propícias se dão em ondas mais amigáveis, preferencialmente em praia com canal e bancada mais afastada. É importante evitar o crowd de surfistas com pranchas e também de banhistas.

Quem pratica, contudo, afirma que o surf de canoa proporciona sensações maravilhosas. Além da adrenalina, um verdadeiro trabalho em equipe e o espírito de camaradagem tornam a experiência especial.

Quer ver de perto? No dia 21/08, o Aloha Spirit de Saquarema terá a modalidade OC4 disputando na categoria Open, ou seja, com formação de equipes aberta a todos os gêneros e idades.

As equipes buscarão ziguezaguear sobre as ondas e fazer acrobacias, como ficar em pé, sentar de costas, plantar bananeira e surfar na ama, aquele braço lateral que dá estabilidade à canoa.

O evento terá ainda Canoa Polinésia/Va’a, Apneia, Stand Up Paddle, Paddleboard, Surfski, Maratona Aquática, Waterman, além de Longboard e SUP Wave, válidas pelo Circuito Brasileiro de Surf.

Mais sobre surf

Estrela negra

tipo mídia de surf, só que mais legal

Estrela negra
Ícone preto do Instagram

SIGA NO INSTAGRAM

Mais stories

Imagens: Flor Yanez e Reprodução

sobre surf na Flamboiar