COMO se formam as ondas do mar 

e como chegam à zona de arrebentação, onde podemos surfá-las

Ondas, conceitualmente, transportam energia, e não matéria. Isso também vale para as ondas do mar.

As ondas se formam em alto mar e o responsável pela trajetória do momento em que nascem até o momento em que morrem, ao quebrar na praia, é o vento.

Mas o que, afinal, determina as características de cada onda?

Tamanho, direção e energia com que elas chegam na costa são definidos por três fatores, que explicamos a seguir >>>

1. PISTA

Ondulações se formam por todo o oceano. A partir disso, viajam de acordo com a direção em que foram formadas. E a área pela qual o vento sopra, levando a ondulação, é chamada de pista.

2. INTENSIDADE

O segundo fator determinante é a intensidade com que esse vento está soprando por toda a pista até chegar à costa.

3. TEMPO

A duração do tempo em que o vento atuou naquela determinada área (pista), é o terceiro fator determinante para a forma como ela vai quebrar na arrebentação, onde o surfista pode aproveitá-la.

Assim, o tamanho com que a ondulação chega na costa depende da área (pista), da intensidade do vento e de quanto tempo essa ondulação viajou. Isso porque, conforme ela viaja, vai ganhando energia.

Crista e base viajam na mesma velocidade. Mas, conforme a ondulação vai chegando na costa, encontra uma região menos profunda, o que provoca a diminuição da sua altura.

Quando a base encontra a barreira física (fundo mais raso), a crista passa a ter um movimento mais rápido do que a base, fazendo com que a onda se quebre.

Ou seja, conforme a ondulação atinge a região mais rasa, vai perdendo velocidade na base enquanto a velocidade da crista se mantém. É a área que chamamos de arrebentação.

A partir do momento em que a onda quebra, ela já não é mais onda, visto que dissipou-se a energia que carregava. E é nestes segundos finais da trajetória da ondulação, que o surf acontece.

Mais sobre surf

Estrela negra

tipo mídia de surf, só que mais legal

Estrela negra
Ícone preto do Instagram

Siga a Flamboiar!

Mais web stories de surf

Clique aqui