Como funciona o design das pranchas de surf

equipamento

Você conhece os principais conceitos relacionados às pranchas de surf e como influenciam na performance? Veja a seguir explicações diretas que vão da hidrodinâmica ao melhor uso em cada situação.

Está relacionada à distribuição de volume na prancha. Quanto maior a litragem, maior a flutuação. A informação só surgiu a partir do uso dos softwares de design de pranchas.

Litragem

Ou seja, deve ser vista como um resultado final, e não como ponto de partida, já que litragens iguais em modelos diferentes de pranchas geram resultados diferentes.

Litragem

O formato rabo de peixe permite maior passagem de água, deixando a prancha mais solta para pivotar, ou seja, respondendo mais rapidamente à pressão colocada pelo surfista na rabeta.

rabeta swallow

O desenho arredondado dá mais aderência e estabilidade à prancha, deixando-a mais segura. É usada para ondas mais rápidas e tubulares em um surf de linha e mais projetado.

rabeta Round pIN

É a mais usada por deixar a prancha versátil. Por ter mais área, gera mais sustentação, respondendo com maior impulso quando o surfista exerce pressão. Boa para um surf mais power.

rabeta sQUASH

Concave

Na parte de baixo da prancha, o fundo côncavo gera menos atrito com a água e permite captar maior pressão e velocidade devido à bolha de ar criada conforme o surfista se projeta na onda.

É o grau de curvatura da prancha entre o bico e a rabeta, e permite o balanço que o surfista faz para acelerar e fazer curvas. Quanto maior a curvatura, mais sensível aos comandos do surfista.

Rocker

Quer saber mais sobre os detalhes que fazem a diferença na sua prancha? Assista à websérie De Bico à Rabeta no YouTube da Flamboiar.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR!

quer mais?

Linha ondulada
Linha ondulada

Tipo mídia de surf, só que mais legal

Ícone amarelo do Instagram

Imagens: Flamboiar

Ponto circulado