Brasileiros fazem história na etapa de Saquarema do mundial de surf 

A etapa brasileira do CT da WSL, que terminou essa semana em Saquarema, entrou para a história não só dos surfistas brasileiros, mas do surf mundial.

A maior estrutura

Após dois anos sem realizar um evento da elite no Brasil devido à pandemia, a WSL montou em Saquarema, na edição de 2022, a maior arena já construída na história de seus eventos.

6 brasileiros dos 8 nas quartas

O domínio brasileiro também foi histórico a partir já das quartas de final. Esta foi a primeira vez que 6 brasileiros passaram para as quartas de uma mesma etapa.

E foram além. Yago Dora, Italo Ferreira, Samuel Pupo e Filipe Toledo formaram as semifinais 100% brasileiras pela primeira vez na história do circuito mundial.

Semifinais só com brasileiros

A vitória de Filipe Toledo, com direito a uma nota 10 na final, é a terceira consecutiva do surfista na etapa brasileira (2018, 2019 e 2022).

Tricampeonato consecutivo

Recorde

Somando sua primeira vitória no evento, em 2015, Filipe igualou o recorde de 4 vitórias em etapas do CT no Brasil batido pelo australiano Dave Macaulay com as vitórias em 86, 88, 89 e 93.

Samuel Pupo, que está em seu ano de estreia no CT, chegou à sua primeira final na elite com uma atuação excelente durante todo o campeonato.

PRIMEIRA FINAL

Tati WESTON-WEBB

Única representante brasileira no CT, Tati ficou em terceiro lugar. Foi barrada na semi pela campeã do evento, Carissa Moore. Com isso, ficou mais perto de entrar no top-5.

Esta foi também a primeira etapa após a perda, há algumas semanas, de Mano Ziul, brasileiro que criou o sistema de notas e transmissão que é utilizado até hoje nos campeonatos da WSL.

Homenagem

Em homenagem a ele, Filipe Toledo e Carissa Moore receberam o Troféu que premiou os recordes masculino e feminino de pontos nas duas notas computadas nos resultados das baterias.

Troféu Mano Ziul

Estrela negra

tipo mídia de surf, só que mais legal

Outros stories

sobre surf

Estrela negra
Ícone preto do Instagram

Fotos: Divulgação WSL

Mais sobre surf

Siga a Flamboiar!