CULTURA
O Pacific Ocean Park, em Santa Monica, Califórnia, era um lugar perigoso e pesado para surfar. Suas ruínas eram frequentadas pelos locais da área de Dogtown.
Em 1971, Jeff Ho, Craig Stecyk III e Skip Englblom abriram uma loja de surf nessa mesma área. Era a junção da Jeff Ho Surfboards e da Zephyr Productions.
O time de atletas da Zephyr, chamado de Z-Boys, começou por conta do surf, mas foi com o skate que a coisa tomou proporções épicas.
Jay Adams, Tony Alva e Stacy Peralta levaram as manobras do mar para as ruas e andavam de maneira inigualável.
A conjunção de tempo, espaço e pessoas que aconteceu na Zephyr mudou para sempre o surf, o skate e os esportes radicais em geral.
Essas atividades saíram das mãos do "bom-mocismo" que reinava e caíram na mão dos desajustados que deram voz e personalidade para os esportes radicais.
É impossível imaginar como seria hoje o mundo do skate, da arte e da moda se naquele momento da década de 70 essas pessoas não tivessem se encontrado.
Em 2001, Stacy Peralta lançou um documentário contando os dramas, alegrias e arrependimentos daquele grupo que mudou a história .
Com roteiro de Stacy, a história também ganhou ares mais romantizados e hollywoodianos com o filme Lords of DogTown de 2005.