DOMÍNIO BRASILEIRO NO SURF MUNDIAL

A década do

Veja os principais resultados em uma linha do tempo da geração Brazilian Storm na WSL

Faz pouco mais de uma década desde que a mídia gringa cunhou o termo Brazilian Storm, marcando o reconhecimento inevitável de uma nova fase no surf mundial: o domínio dos surfistas brasileiros.

De lá para cá, os resultados dessa geração foram crescentes, confirmando o domínio no surf mundial com 6 títulos conquistados pelos brasileiros nos últimos 8 anos de circuito da WSL.

O último, conquistado por Filipe Toledo em setembro de 2022, foi o quarto seguido do Brasil na WSL, confirmando que, independente das mudanças no formato do circuito, o domínio continua.

Em 2014, Gabriel Medina foi o primeiro brasileiro a ser campeão da WSL. Repetindo a dose em 2018 e 2021, entrou em um seleto grupo de surfistas que conquistaram três títulos mundiais.

Em 2015, foi a vez de Adriano de Souza, o Mineirinho, considerado precursor dessa geração, garantir seu título de campeão mundial.

Italo Ferreira foi o campeão em 2019, em uma decisão de título 100% brasileira durante a final no maior palco da história do surf: as ondas de Pipeline, no Hawaii.

Em 2020, o Circuito Mundial foi cancelado por causa da pandemia, mas voltou com outras duas finais entre brasileiros em 2021 e 2022, já no formato mata-mata do WSL Finals.

Em 2021, pela primeira vez na história, o topo do ranking foi dominado pelo Brasil, com Medina em 1º lugar, Filipe em 2º e Italo em 3º. No feminino, Tatiana Weston-Webb foi vice-campeã da temporada.

Em 2022, pela primeira vez 5 surfistas brasileiros ficaram entre os top 10 do ranking, com Filipe em 1º, Italo em 2º, Miguel Pupo em 6º, Caio Ibelli em 8º e Samuel Pupo em 10º lugar.

E para fechar com chave de ouro, a temporada ainda terminou com Samuel Pupo reconhecido como Estreante do Ano, ou, Rookie Of The Year da WSL.

Estrela negra

tipo mídia de surf, só que mais legal

Outros stories

sobre surf

Estrela negra
Ícone preto do Instagram

Mais sobre surf

Siga a Flamboiar!

Fotos: World Surf League