8 surfistas no CT 23 já foram campeões

wsl

Disputa por título mundial e vagas nas Olimpíadas começa neste domingo em Pipeline.

A temporada 2023 do WSL Championship Tour começa neste domingo, 29 de janeiro, em Pipeline, com janela até 10 de fevereiro.

A primeira das 10 etapas que definirão os top-5 que disputam os títulos mundiais masculino e feminino também abre a corrida por vagas para as Olimpíadas de Paris 2024.

Neste ano, 5 campeões mundiais competirão entre os 34 do CT masculino, sendo 3 deles brasileiros: Filipe Toledo, Gabriel Medina e Italo Ferreira. Além de Kelly Slater e John John Florence.

No feminino, 3 entre as 17 também já foram campeãs mundiais: a havaiana Carissa Moore e as australianas Stephanie Gilmore e Tyler Wright.

A temporada começa com 11 brasileiros competindo entre os melhores do mundo, sendo 10 no masculino e Tati Weston-Webb no feminino.

Na primeira fase dessa etapa, não há mais de um brasileiro escalado na mesma bateria. Isso significa que 10 das 12 baterias contam com um representante do Brasil na disputa.

Assim, todos têm chance de passar direto para as oitavas de final caso vençam suas baterias na primeira fase. Se ficarem em segundo ou terceiro, disputam a repescagem.

Além de definir o título mundial, o CT é o principal caminho de classificação para a disputa de medalhas olímpicas do surfe.

Dos 48 atletas que disputarão os Jogos na França em 2024, 18 (10 homens e 8 mulheres) serão indicados pelo ranking dessa temporada, que começa agora no Havaí e termina em agosto no Taiti.

Você pode assistir pelo site, app ou YouTube da WSL; nos canais SporTV ou no Globoplay.

assista ao vivo

Estrela negra

tipo mídia de surf, só que mais legal

Outros stories

sobre surf

Estrela negra
Ícone preto do Instagram

Mais sobre surf

Siga a Flamboiar!

Fotos: World Surf League