SURF ZINE.#2 | Restrições ao surf, brasileiros no parasurf mundial e surf virando skate

SURF ZINE.#2 | Restrições ao surf, brasileiros no parasurf mundial e surf virando skate

Está no ar o 2º episódio do podcast SURF ZINE. E estas são as principais notícias da semana:

COVID-19 e as novas medidas de restrição que impactam o surf
  • A WSL ampliou para maio o período de cancelamento e adiamento de eventos.
  • A prática do surf está expressamente proibida em países como França, Itália, Espanha e Peru. No País Basco, um surfista chegou a ser multado quando saía do mar. Você pode ver ele sendo abordado por policiais ao sair do mar aqui e inconformado levando a multa aqui
  • Já na Califórnia, o governo estabeleceu que as pessoas só saiam de casa em casos estritamente essenciais, o que fez a Stab noticiar que o surf foi cancelado no Estado, a menos que alguém consiga provar que ele é essencial. E ainda provocou: “Você estaria disposto a defender em um tribunal que o surf é essencial para sua existência caso fosse preso por não cumprir a determinação de isolamento?” 
  • No Brasil, apesar de ainda não haver uma proibição expressa para a prática do surf, cidades da Baixada Santista, do litoral norte de São Paulo, do Rio deJaneiro e de Santa Catarina tomaram medidas para restringir o acesso às praias. Baixada Santista e Santa Catarina determinaram restrição total do acesso à faixa de areia em todas as cidades litorâneas, incluindo turistas, moradores e ambulantes. Surfistas não são expressamente mencionados, mas para chegar ao mar é preciso passar pela faixa de areia. Onde há acesso por pedras ou canais, a faixa de areia poderia ser evitada. Mas aí cabe à sua consciência.

Pelo mundo, surfistas tem tido posicionamentos variados em diferentes partes do mundo. Michel Bourez fez um vídeo falando que não vai aproveitar o primeiro grande swell do ano em Teahupoo para evitar a propagação do vírus e por respeito às pessoas que correm mais risco e aos hospitais. Enquanto isso, na Austrália, Mick Fanning, Leo Fioravanti, Mikey Wright, além de centenas de surfistas locais aparecem surfando Snapper Rocks em um crowd considerável, como você pode ver neste vídeo publicado pela Surfer.

Ouro, prata e bronze do Brasil no mundial de surf adaptado

O que o COVID-19 não impediu de acontecer foi o campeonato mundial da ISA para parasurfistas, nos levando a uma ótima notícia. Encerrado no dia 14 de março, o 2020 AmpSurf ISA World Para Surfing Championship teve brasileiros nos pódios de 9 categorias. Na praia de La Jolla, em San Diego, Califórnia, o Brasil levou o bronze por equipes. Alcino Neto, o Pirata, conquistou o bicampeonato mundial, enquanto Malu Mendes, Roberto Pino e Mike Richard Vaz conquistaram o ouro pela primeira vez. Jonathan Borba, Davi Teixeira e Elias Ricardo Diel trouxeram a prata para o Brasil, e Henrique Saraiva o bronze.

Surfar em obstáculo de skate

Julian Wilson acertou um boardslide surfando em uma piscina de ondas em Melbourne, na Austrália, no dia 17 de março. O vídeo rodou todas as redes sociais. Julian já tinha feito algumas tentativas no mar sem sucesso, mas foi na piscina que ele acertou a manobra depois de algumas tentativas. Apesar de ter sido um feito e tanto, esta não foi a primeira vez que um surfista acertou um grind em um obstáculo de skate surfando. O surfista californiano Ricky Whitlock acertou a mesma manobra, no mar, em 2008, na Califórnia.

Aqui estão os links para as DICAS DA SEMANA NO SURF ZINE.

O filme Surfar Por Uma Nova Vida, documentário que conta a história de um veterano de guerra que encontra no surf um novo sentido.

O surf inspirador de Sthephanie Gilmore, Coco Ho e Leah Dawson em The Electric Wave. Mais sobre o filme aqui.

Aulas de surf adaptado na escola Pirata Surf Club, do bicampeão mundial Alcino Neto. E o projeto de Cisco Araña, que oferece aulas gratuitas de surf adaptado na Escola Radical, em Santos.

 

O podcast SURF ZINE. também está disponível nas plataformas iTunes, Google Podcasts, Deezer, Spreaker e YouTube.

Quer ouvir mais podcasts de surf? Carolina Bridi, Junior Faria e Raphael Tognini também colocam suas ideias para funcionar no Surf de Mesa, o podcast mais sincerão do universo surfístico.